Cambuquira, MG


A 950 metros de altitude, encontra-se uma cidade que atrai a todos pela tranqüilidade, belezas, ar puro da montanha e excelentes águas minerais. Sua fundação se deve a uma antiga fazenda que pertencia a três irmãs solteiras que, como não tinham herdeiros, deixaram suas terras aos antigos escravos.Quando foram descobertas as águas mineiras, atraíram pessoas de várias regiões que ali traziam suas esperanças de cura.

A origem do nome Cambuquira vem do Tupi-Guarani: Mato brotado ou broto de aboboreira, iguaria muito apreciada e comercializada pelos seus antigos moradores. Com base da economia na cultura do café e no turismo, Cambuquira possui um excelente artesanato em crochê, arranjos com vegetais desidratados, doces caseiros, mel, rapaduras, pinga e queijos.

Em Cambuquira, o turista pode desfrutar das belezas naturais como o Alto do Cruzeiro, que possui 1114 metros de altitude, proporcionando uma bela visão de toda a cidade e das plantações de café. À direita, pode-se avistar ao fundo, a cidade de São Tomé das Letras. No local há um cruzeiro com aproximadamente 7 metros de altura. Tem, ainda, a paradisíaca Cascata do Congonhal, formada por três quedas de água, com aproximadamente 3 metros de altura.

Cambuquira possui o mirante Vale do Sol que tem 1.010 metros de altitude e é conhecido pela visão que se tem das montanhas e da Mata Atlântica. A Serra do Piripau, o ponto mais elevado da região com 1250 metros de altitude, é o local onde acontece todo ano o campeonato de vôo livre.

Cambuquira possui um belíssimo e imponente Parque das Águas, com águas alcalino-ferrosas e carbo-gasosas, ricamente mineralizadas. Cambuquira é um santuário para quem precisa descansar e cuidar do corpo e da mente. Suas águas, que devem ser tomadas na fonte, têm excepcional poder de cura, se consumidas regularmente e com orientação médica.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE
Parque das Águas
É o principal ponto turístico e cartão de visita de Cambuquira. O espaço é bem cuidado, oferecendo momentos de muito relaxamento, saúde e prazer. Além das fontes, possui lago com pedalinhos, belos jardins, bosque, balneário (banhos, duchas e sauna) e playground. Em seu complexo estão seis das sete fontes terapêuticas de Cambuquira.

As Água Minerais de Cambuquira apresentam diversas indicações para o tratamento de saúde:

1- Fonte Gasosa (Regina Werneck) - Indicada para o tratamento de nefrite aguda ou crônica, diurese, gastrites hepatismo e inflamação dos canais bilares, angio-colite, colocistite, desordem intestinal, dermatoses por intoxicação, eczemas, estimulantes da secreção e motricidade gástrica, nos casos atômicos e hipotônicos.

2- Fonte Férrea (Dr. Fernandes Pinheiro) - Tônica por excelência, anemia, caqueixias, linfatismo, astenia, convalescência de moléstias agudas.

3- Fonte Magnesiana (Comendedor Augusto Ferreira) - Estimulante da função renal, reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielonifrite.

4- Fonte Sulfurosa (Dr. Sousa Lima) - Cura de diurese quando usada em jejum, colite, gastrite, acidez, estimulante do peristaltismo dos intestinos.

5- Fonte do Marimbeiro - Distúrbios do aparelho digestivo, colites rebeldes, litíase e disfunções hepáticas.

Duchas Pôr do Sol: Área particular aberta ao público, cercada por taquaras, com 5 duchas canalizadas e 3 quedas naturais, sendo que em uma delas há um tobogã, que deságua em um lago artificial. A água é límpida e a temperatura gira em torno de 20ºC.

Mata do Parque: Anexa ao Parque das Águas. Possui várias trilhas que permitem ao caminhante um contato direto com a exuberante natureza local. Sua localização estratégica contribui definitivamente para o clima agradável da cidade.

Cascata do Congonhal: Localizada na distrito de Congonhal (cerca de dez quilômetros da cidade). Trata-se de uma sequência de pequenas quedas, que formam piscinas naturais na extensão do leito rochoso. Nos finais de semana com sol o lugar fica repleto de banhistas.

Sete Cachoeiras: As Sete Cachoeiras formam, ao longo do rio, extensas corredeiras, não recomandáveis para o banho, porém, ideais para a prática da canoagem. A água é límpida e a temperatura fica em torno de 20ºC.

Reserva Biológica Santa Clara: Criada em 1976, ainda não possui uma boa estrutura para visitação. Entretanto promete ser um dos principais pontos de atração turística de Cambuquira. Seu acervo natural, que se espalha por 1.452 ha, guarda espécies da flora e fauna nativas do sul de Minas. A importância de sua preservação vai além: nela está localizada parte considerável do manancial das nascentes que abastecem o município. O acesso é pela rodovia Vital Brasil (BR 267), a aproximadamente dois quilômetros do trevo para Cambuquira (sentido Campanha). Entrar à esquerda. A partir daí o trajeto é por estrada de terra e depois a pé. Aconselhamos a companhia de um guia local. Preserve e contribua para a preservação deste patrimônio.

Serra do Piripau: Ponto mais elevado de toda a região, a 1370 metros de altitude. De lá descortina-se uma panorâmica de 360 graus, permitindo em dias claros visualizar as cidades vizinhas de São Thomé das Letras, Três Corações e Jesuânia. O regime de ventos é excepcional (ótimas térmicas), fazendo do local palco privilegiado para a prática de várias modalidades de vôo livre (asa-delta, paraglider...). Campeonatos regionais e nacionais se aproveitam destas características e transformam a serra em point, atraindo esportistas de todo o país. É uma mistura de cores, sotaques e muita aventura.
DADOS DA RAMPA:
- orientação: norte/nordeste - sul/sudeste
- altitude: 1370 metros
- desnível: rampa norte (420m) / rampa sul (600m)
- acesso: qualquer carro vai até o topo
- rampa norte: permite seis decolagens simultâneas e possui ampla área de montagem
- rampa sul: permite três decolagens simultâneas e possui ampla área de montagem. Possibilita bom pouso em cima
Vale do Sol: Uma brisa corta um formoso vale (a três quilômetros do centro), cujo cenário fica ainda mais espetacular com o nascer e o pôr do sol. O mirante natural, a 1.010 metros de altitude, é ponto de encontro de jovens e fica na estrada (de terra) para o distrito de Congonhal. Uma curiosa árvore de tronco retorcido demarca sua localização. Topo

Alto de Santa Quitéria: Melhor vista do centro da cidade, emoldurado pelas montanhas e matas ciliares. Fica a três quilômetros do centro, com acesso facilitado. No local, a 1.114 metros de altitude, existe um cruzeiro.

Igreja Matriz de São Sebastião:
Edificada por Antônio Joaquim da Silva Lemos, José Vicente da Silva, Casimiro José da Costa, Thomé da Silva Lemos, Manoel Martins e José Martins, sua construção data de 1920 e sua inauguração de 1925. Com grande extensão, o adro da Igreja é iluminado por lamparinas, e possui várias ilhas ajardinadas. Em sua fachada, encontram-se duas torres com sineira, ambas com basculantes, óculo e janela. Possui porta de entrada almofadada e trabalhada; acima dela, há um grande vitral e um relógio.
Em seu interior, encontra-se um pára-vento em madeira trabalhada, sob um coro com parapeito em balaustrada. A nave é simples com piso em cerâmica, teto em ripas de madeira, vitrais e quatro portas laterais, com desenhos coloridos. Altar-mor também simples, contendo a imagem de São Sebastião. Nas extremidades encontram-se duas capelas voltadas para a nave. Ao fundo, encontra-se a sacristia.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Cambuquira (Etimologia: quitute de grelos (haste de certas plantas) de aboboreira com ovos e diversos adubos).
Em 1861, a Câmara Municipal de Campanha providenciou a desapropriação dos terrenos em que se achavam as fontes de águas minerais.
Em 15 de julho de 1872, foi elevado a distrito com a denominação de Águas Virtuosas de Cambuquira.
Em 30 de novembro de 1880, foi elevado à categoria de paróquia com a denominação de São Sebastião de Cambuquira, desmembrada da de Campanha, mas só em 17 de agosto de 1882 foi que a paróquia foi instituída canonicamente.
Em 12 de maio de 1909 foi criado a Prefeitura de Cambuquira; entretanto, o município só foi criado em 30 de agosto de 1911, desmembrado de Três Corações, quando São Sebastião de Cambuquira foi elevada a vila.
Em 7 de setembro de 1923, o nome foi reduzido para Cambuquira.

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING
Pousada Fazenda Lua Luana
Hotel Fazenda
Rodovia Vital Brazil , s/n
Telefone: (35 ) 3251-1861
E-mail: pousadalualuana@aguasnet.com.br
Site: www.lualuana.com.br

Grande Hotel Trilogia
Av. João de Brito Pimenta , 70
Telefone: (11 ) 3034-1550
E-mail: reservas@grandehoteltrilogia.org.br
Site: www.grandehoteltrilogia.org.br

Grande Hotel Brasília
Av. Quintino Bocaiúva 357 - Centro
(35) 3251-1472
Site: http://www.hotelbrasilia.vilabol.uol.com.br
Hotel Fazenda dos Anjos
Rodovia MG 167 Km 2,5
(35) 3251-4004
Site: http://www.fazendadosanjos.com.br/
Cambuquira Hotel
Av. Virgílio Melo Franco 608 - Centro
(35) 3251-1449
Site: http://www.hotelcambuquira.hpgvip.com.br/



COMO CHEGAR
Belo Horizonte (314 km) - BR 381 sentido São Paulo até Três Corações, entrar à esquerda na BR 267 em direção de Campanha até chegar em Cambuquira.

Rio de Janeiro (340 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira.

São Paulo (305 km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí, virar à direita na BR 267 em direção de Campanha até chegar em Cambuquira.
Distâncias:
Rio de Janeiro - 340 km
São Paulo - 305 km
Vitória - 835 km
Belo Horizonte - 314 km
Caxambú - 50 km
Fotos no Flickr com a Tag CAMBUQUIRA:


www.flickr.com

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie