Caxambu, MG


Muito da magia existente no sul de Minas Gerais perderia o sentido sem Caxambu. Se a água é a dádiva maior da vida em nosso planeta, Caxambu é seu refúgio esplêndido, um lugar privilegiado e cuidadosamente escolhido pela natureza. O sabor, o aroma e a profusão abundante faz desta cidade uma paraíso para degustação de "poderosas águas".

Entre dois pequenos vales da Serra da Mantiqueira, numa área de 210 mil m2, dá-se um espetáculo natural. Reúne abundância, qualidade e variedade. Todo o vigor faz crer que Caxambu é berço de um dos maiores potenciais hidrominerais da Terra, se não o maior. Argumentos não faltam: são doze fontes, com propriedades diferentes e fascinantes, que jorram ininterruptamente do subsolo. Santas, virtuosas, milagrosas... Estes são apenas alguns dos adjetivos para suas águas, usadas desde a segunda metade do século XVIII em terapias e no tratamento de diversas doenças. Até mesmo a princesa Isabel, no século XIX, visitou a região para se tratar de uma suposta infertilidade.

Da riqueza do subsolo nasceu uma cidade voltada para o bem-estar de seus habitantes e visitantes. Em Caxambu o lema é cuidar bem do corpo e da alma. O Balneário Hidroterápico oferece, com seus banhos, horas e mais horas de relaxamento e renovação de energias. As caminhadas desapressadas pelos bosques, os passeios de pedalinho e a subida de teleférico até o morro Caxambu (1090 m de altitude) são mais algumas das opções de lazer. Não podemos esquecer das fontes, que refrescam e proporcionam saúde como poucas.
Caxambu possui uma boa infra-estrutura de hotéis. São famosos os congressos realizados durante todo o ano na cidade. Suas ruas e praças são tranquilas e um passeio por elas completa ainda mais a paz propiciada pela natureza local.

Texto: Marcelo JB de Resende

ATRAÇÕES EM DESTAQUE
Parque das Águas
É o principal ponto turístico e cartão de visita de Caxambu. Possui uma área de 210 mil m2, onde estão localizadas as 12 fontes de águas minerais de elevado poder diurético e desintoxicante.
- Aberto diariamente de 7 às 18 horas
Telefone: (35) 3341-1298 ou 3341-3999
Geiser (Parque das Águas): fonte, ainda não captada, que jorra em intervalos indefinidos. Localizada próxima ao lago se constitui como uma das principais atrações do parque. A elevada pressão do gás faz com que a fonte "exploda" pelo menos três vezes ao dia, formando uma coluna de água que alcança a altura de aproximadamente 5 metros.
Balneário (Centro) Hidroterápico
Prédio do início do século XX, dividido em duas alas: masculina e feminina. Situado dentro do Parque das Águas. Oferece banhos, duchas, sauna e piscina.
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 8:30 às 17:00 - Sábado e Domingo, das 7:00 às 18:00.
Mirante
Localizado no alto do morro Caxambu, a 1090 metros de altitude. O acesso pode ser feito por carro, a pé ou então através do teleférico. Aliás esta última é a melhor opção. O teleférico funciona dentro do Parque das Águas.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 8 às 12 e 13:30 às 17:30
Preço: R$ 10,00 (crianças até 5 anos não pagam)
Igreja Matriz
De estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da velha capelinha de N. Sra. dos Remédios, do século XVIII, ficando pronta em 1º de janeiro de 1906. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A festa da padroeira N. Sra. dos Remédios acontece no dia 15 de agosto com missas, procissão e atividades de barracas. Outra grande procissão ocorre no dia de Corpus Christi quando as principais ruas da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos feitos com materiais variados como serragem, sementes e pó de café.
Igreja Sta Isabel de Hungria
Construção iniciada em 1868 a mando da princesa Isabel, em agradecimento ao bem-estar proporcionado pelas águas da cidade. Sua arquitetura segue o estilo gótico, característico da tendência seguida nos últimos decênios do século XIX. Seu interior é simples. É tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
Praça XVI de Setembro
Com amplos jardins floridos, bancos, árvores frondosas e cortada pelo córrego Bengo. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o local conta ainda com um coreto de 1913 decorado com uma pequena cascata esculpida por Chico Cascaterio e uma fonte do mesmo artista.
Centro de Artesanato
No Centro de Artesanato, localizado em frente à portaria do Parque, podem ser encontrados objetos artesanais típicos da região como bolsas em palha de milho, arroz, taboa e sisal; utensílios domésticos em bambu; chocolates; brinquedos em madeira; tapetes e colchas feitos em tear; móveis pintados à mão; bordados; malhas, além de doces, compotas, queijos, embutidos, licores e a tradicional aguardente mineira.
Passeios de charretes e cavalos
São diversas as opções de passeios, indo desde um tour pela cidade e seus principais pontos turísticos, até uma ida a cidade vizinha de Baependi, por estrada de terra. Os cavalos podem ser alugados por hora ou por passeio guiado pela área rural. Além do ponto, próximo à Rodoviária, existem haras que disponibilizam cavalos para cavalgadas em grupo pela região.

INFORMAÇÕES
Secretaria Municipal de Turismo
Telefone: (35) 3341-1298
Site: www.caxambu.mg.gov.br
Bancos: CEF, Banco do Brasil, Real, Itaú, Bradesco.
Ônibus:  Belo Horizonte, Passa Quatro, Juiz de Fora, São Lourenço, São João Del Rey, Varginha, Alfenas, Rio de Janeiro, Resende, Volta Redonda, Florianópolis, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, etc. - Rodoviária:   Pça. Cônego José Castilho Moreira, s/nº Tel.: 3341-9048


COMO CHEGAR
Belo Horizonte (348 km) - BR 381 sentido São Paulo até Três Corações, entrar à esquerda na BR 267 em direção de Campanha, Cambuquira, Conceição do Rio Verde até Caxambu.

Rio de Janeiro (296 km) -
BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu.

São Paulo (321 km) -
BR 381 sentido Belo Horizonte, entrando à direita na BR 459 em Pouso Alegre em direção de Santa Rita do Sapucaí até chegar em Olegário Maciel. Entrar à esquerda na MG 347, passando por São José do Alegre, Pedralva, Carmo de Minas até São Lourenço. À esquerda na BR 383 passando por Soledade de Minas e à direita na BR 267 até chegar em Caxambu.



www.flickr.com

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie