Soledade de Minas


A tranqüila e hospitaleira Soledade de Minas está localizada em um relevo acidentado com grandes vales de plano fundo nas vertentes do rio Verde e ribeirão Paiol. Muito próximo estão as cidades turísticas de São Lourenço e Caxambu.
A economia do município é baseada na agropecuária. O predomínio é para a pecuária de leite, corte e criação de pequenos animais. Culturas tradicionais de café, milho, feijão, arroz e olericultura também colaboram para a economia. A piscicultura vem se expandindo em razão da qualidade e da quantidade de água do município. A apicultura no momento conta com 70 colméias, que produzem 2.540 quilos de mel por ano.
Além das festas religiosas e civis, as mais famosas do calendário de evento da cidade são a Eprosol – exposição de produtos artesanais e torneio leiteiro e o desfile das candidatas a Miss Boa Vizinhança.
Um dos atrativos turísticos do Sul de Minas é do Trem das Águas, que sai de São Lourenço e vai até Soledade de Minas em um percurso de 10 quilômetros. Ao chegar em Soledade, os visitantes têm 30 minutos para visitar a feira de artesanato e de produtos típicos.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Na fuga constante aos rigores do fisco da Coroa, os garimpeiros internavam sertão a dentro, buscando novas lavras longe de vigilância dos agentes tributários. Foi assim que surgiram as minas do Rio Verde, finalmente descoberta pelo ouvidor de São João del-Rei, Cipriano José da Rocha, que montou uma expedição em 1737, contra os mineradores clandestinos e que resultou na criação do arraial de Campanha. Foi esse arraial, depois cidade de Campanha, que funcionou como ponto de irradiação da colonização de grande parte do Sul de Minas.
Atraídos pelas boas terras do vale do Rio Verde, muitas fazendas foram ali sendo instaladas. Justamente hoje esta cidade de Soledade de Minas, os irmãos Inácio e Severo Teixeira, afazendados no lugar, construíram uma ponte sobre o Rio Verde em 1850, logo conhecida como a Ponte dos Teixeiras.
Em 1884, quando da construção da Estrada de Ferro Sul Mineira, uma das estações foi junto à ponte dos Teixeiras, nos terrenos da Fazenda Soledade, do capitão Antônio José de Souza.
Em 1893, esse fazendeiro manda construir uma capela, "em torno da qual se foi formado o arraial, que tirou o nome da fazenda".
Em 16 de setembro de 1901, foi elevado o povoado, a distrito no município de Caxambu.
Em 17 de dezembro de 1938, foi criado o município de Soledade e eleva a sede à cidade.
Em 31 de dezembro de 1943 o nome, do município e da cidade, foi mudado para Ibatuba.
Em 27 de dezembro de 1948, o nome foi mudado definitivamente para Soledade de Minas.

INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal
Rua Professora Rosina Magalhães Ferreira, 134
CEP: 37478-000
Telefone: (35) 3333-1100
Fax: (35) 33331101
E-mail: gabinete@estarweb.com.br


HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING

Pousada Solar das Montanhas
Rua Alexandre Pinto, 20
Telefone: (35) 3718-7039

Hotel Fazenda Estoril
Rod MG 383, Km 15
Telefone: (35) 9983-1918

COMO CHEGAR

Belo Horizonte (372 km) - BR 381 sentido São Paulo até Três Corações. Entrar à esquerda na BR 267 em direção de Campanha, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Águas de Contendas e virar à direita na MG 383 até Soledade de Minas.

Rio de Janeiro (340 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto, entrar à esquerda na MG 347 até São Lourenço e à direita na BR 383 até Soledade de Minas.

São Paulo - BR 381 sentido São Paulo, passando por Pouso Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Entrar à direita na MG 456, passando pelas entradas de Natércia, Heliodora e Lambari. Seguir pela BR 460 por Jesuânia, Olímpio Noronha, Carmo de Minas até São Lourenço. Percorrer 4 km pela MG 383 até chegar em Soledade de Minas.
Ou - BR 116 sentido Rio de Janeiro passando por Silveiras, Queluz virando à esquerda na BR 354 em direção a Itamonte, passando por Santana do Capivari, Pouso Alto. Entrar à esquerda na MG 347 para São Lourenço, e à direita na BR 383 até Soledade de Minas.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Museu da Estação
Museu localizado na antiga Estação Ferroviária com exposição de equipamento ferroviário, telégrafo, máquinas, etc.

Trem das Águas
Trem Maria Fumaça que faz o trajeto entre Soledade/São Lourenço.

Morro da Torre
Pico com acesso por estrada de terra, de onde se avistam várias cidades.

Fazenda Santa Cruz
Apiário com visitas à casa do mel, colméias, pesque-pague, museu do ninho (exposição de ninhos de passarinhos).

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie