São Lourenço, MG



Conhecer São Lourenço é mais que viajar e desfrutar da hospitalidade mineira. É aprender a viver, cultivar a saúde, reciclar e purificar o corpo. O município é um dos menores de Minas, mas a fama de suas águas medicinais alcança o mundo. Visitá-lo é uma ótima oportunidade para relaxar.
Situada estrategicamente no sul do estado, no conhecido Circuito da Águas, a cidade impressiona pela excelente infra-estrutura de hotéis. São mais de 60, variando de pousadas mais simples até verdadeiros complexos de lazer e entretenimento. Em épocas festivas a população, de aproximadamente 40 mil habitantes, chega a dobrar. O turismo é a principal atividade econômica e garante o alto astral dos fins de semana, quando caravanas de ônibus chegam de todo país, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro.

Texto: Marcelo JB de Resende

UM POUCO DE HISTÓRIA
Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à Bacia do Rio Verde, encontrando porém, a resistência dos ferozes índios Cataguazes, tão numerosos que o Estado, na época, chavama-se "Campos de Guataguas".
Em 1675, Lourenço Castanho Tazques conseguiu vencer os indígenas e embrenhando-se pelo sertão, fundou na região um pequeno acampamento que ficou conhecido como "Pouso do Lourenço", e por influência de um cidadão por nome "Medanha", de quem pouco se sabe a respeito, passou a chamar-se "Sítio do Medanha".
Conta a tradição que as águas minerais de São Lourenço conquistaram fama graças a Antônio Francisco Viana, o "formoso caçador", que ao visitar algumas terras herdadas nessa região, encontrou uma fonte de águas cristalinas fervilhantes. Ao provar a água que brotava do chão, surpreendeu-se pelo seu sabor. Posteriormente, percebeu o grande poder que essa fonte produzia àqueles que provassem suas águas.
Logo, os efeitos miraculosos da nascente fez com que o lugar se tornasse um grande atrativo para as pessoas que ansiavam por experimentar esse poder mágico de cura. Esse local passou a denominar-se Águas Santas do Viana ou, simplesmente, Águas do Viana.
Inaugurada a Estação Ferroviária, próxima à nascente, o número de visitantes passou a aumentar e as notícias sobre as histórias da fonte e os seus benefícios espalharam-se pela região. Pouco tempo depois, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde hoje localiza-se o termas. Nesse local, foi inaugurada a Companhia de Águas Minerais de São Lourenço.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE
Parque das Águas
O principal ponto turístico e cartão de visita de São Lourenço é o Parque das Águas. No total são 430.000 m2 de alamedas e gramados, um lago com 90.000 m2 de água cristalina - para passeios de barco ou pedalinho - e áreas de recreação ao ar livre. O parque oferece um contato direto e irrestrito com a natureza. São sete fontes de água mineral, cada qual com uma propriedade terapêutica e medicinal para tratamentos. Aberto diariamente de 8:00 às 17:20
Tel: (35) 3332-3066

Centro Hidroterápico
Localizado nas margens do lago o balneário conta com uma aparelhagem completa de fisioterapia. Oferece ainda duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco, aplicação de infravermelho, ultravioleta e ultra-som. Os banhos com a água carbo-gasosa são indicados no tratamento de hipertensão arterial, arritmia, angina de peito, artrite obliterante dos membros, insuficiência cardíaca, perturbações vasomotoras, além de estimulante ação sobre as funções da pele e do sistema respiratório.
Funcionamento:
- Quarta a Sábado: de 8:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:50
- Domingo de 8:30 às 12:30

Ilha dos Amores
Local agradável no centro do lago de 90.000 m2, onde os turistas terão contato com uma variedade de pássaros exóticos, como pavões e outras espécies coloridas.

 Passeios de barcos a remo e pedalinho
São 30 minutos de passeio pelo lago, meio pelo qual se chega a Ilha dos Amores.

 Parque II
Ampliação do Parque das Fontes. Conta com várias opções de lazer: quadra de vôlei, futevôlei, futebol society, peteca, passeios de bicicleta, espaço para ginástica, pista para cooper e lanchonete. A atração mais interessante são as duchas de água mineral sulfurosa.

Mirante
Um dos pontos mais altos da cidade, onde existe uma lanchonete. Há proposta para construção de uma praça. O acesso se faz pelo teleférico ou de carro. O pôr do sol e uma cervejinha: combinação perfeita para esquecer da vida.


Mirante da Torre
Torre e mirante de São Lourenço. Edifício inaugurado em 1989 pelo Dr. José Maria Ribeiro, que idealizou também os murais externos homenageando a vida política de Tancredo Neves. São oito andares dedicados a alguns homens que fizeram parte da história brasileira (governador Milton Campos e os presidentes Vargas, Juscelino e Tancredo), representados em quadros pintados em óleo sobre tela pelo artista plástico José Behigno Ribeiro. Através do elevador panorâmico e do mirante no topo da Torre podemos observar toda cidade e região.
Rua Wenceslau Braz 475
Funcionamento: terça a domingo, das 9:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

Maria Fumaça
Viagem com 2 horas de duração (ida e volta), ligando São Lourenço à cidade de Soledade. O percurso segue as margens do Rio Verde e em Soledade é feita uma parada de 20 minutos, onde o turista pode visitar uma feirinha de artesanato. A locomotiva americana, movida a vapor, foi restaurada e é do início do século 20.
Horários de funcionamento (saída de São Lourenço): Sábado e Domingo- 10:00 e 14:00hs

Teleférico
Foi fundado em 1993 e leva o turista do centro da cidade ao Morro do Mirante, onde se pode desfrutar de uma bela panorâmica de São Lourenço.

Templo da Eubiose
Construção de arquitetura semelhante à dos templos Dóricos. A Eubiose é uma instituição de caráter cultural e espiritualista que visa o aprimoramento físico, emocional e mental das criaturas. Destina-se a formar as lideranças que conduzirão os homens na Era de Aquárius. Escola de iniciação aberta a todos. Templo Maitreya (Bairro Carioca) aberto à visitação aos sábados e domingos, de 14:00 às 16:00 hs. A Eubiose foi fundada em 1924 pelo Prof Henrique José de Souza e tem o lema "A esperança da colheita está na semente". São Lourenço foi escolhida como sede, por ser considerada um forte ponto de convergência das energias telúricas e cósmicas.
Tel: (35) 3331-1333

Estação Ferroviária (Casa da Cultura)
Único prédio de São Lourenço que preservou o estilo europeu do início do século 20. Foi decorada com azulejos ingleses e construída com madeira de lei chinesa. Data de 1884 e foi oficialmente inaugurada em 1925. Abriga hoje a Casa da Cultura, com acervo fotográfico sobre a história da cidade. É de lá também que parte o passeio com a Maria Fumaça. Entrada franca.

Montanha Sagrada
Ponto mais alto da cidade, onde estão instaladas as antenas de transmissão de rádio e TV. Trilhas para caminhada, passando pela Fazenda Helena. É considerada sagrada pelos adeptos da Eubiose. Informações no Departamento de Turismo da cidade.

Feirart (Feira de Artesanato) e Aldeia Vila Verde
Centro com mostra dos mais variados tipos de artesanato: madeira, palha, barbante, sabonetes com água mineral, malhas, tricô, crochê, porcelana e cristais. Aberto todos os dias, com entrada franca.

COMO CHEGAR
O acesso a São Lourenço pode ser feito pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) via Cachoeira Paulista, para quem vem de São Paulo, passando por Passa Quatro (BR-158), Pouso Alto (BR-354).
Para quem vem do Rio de Janeiro, o melhor caminho é feito pela Dutra, via Engenheiro Passos, passando por Itamonte e Pouso Alto.
De Belo Horizonte pode se chegar pela Fernão Dias (BR-381) passando por Cambuquira (BR-267), Lambari, Jeusuânia e Carmo de Minas, por Cambuquira, via Soledade de Minas e ainda pela BR-365, até Juiz de Fora e depois pela BR-267.

LINKS RELACIONADOS
Wikipédia
Site da Prefeitura
Guia Comercial da Cidade
São Lourenço On-line



www.flickr.com

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie