Heliodora, MG



A cidade de Heliodora localizada na região Sul do Estado de Minas Gerais, tem posição privilegiada, pois está próxima as cidades de Lambari, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Pouso Alegre e Varginha, e é um local estratégico por se localizar nas proximidades da Rodovia BR 381- Fernão Dias (São Paulo/Belo Horizonte). Região rica em montanhas, clima tropical de altitude, cidade serrana caracterizada por dias quentes e noites frias, Heliodora faz parte do Circuito das Águas, e tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
Heliodora com sua tranquilidade, comum em cidades do interior, é um lugar excelente para o descanso e lazer de seus moradores e também de visitantes, que vêm para Heliodora em busca de paz e tranquilidade.


UM POUCO DE HISTÓRIA
Nos vales dos rios Verde e Sapucaí, as lavras se espalhavam, promovendo o nascimento de fazendas e povoados. Desde 1740, instalou-se um garimpo onde é hoje São Gonçalo do Sapucaí, tendo entre seus grandes mineradores, por volta de 1780, Inácio José de Alvarenga Peixoto, ex-magistrado e poeta, marido de Bárbara Heliodora, um dos líderes da Conjuração Mineira e proprietário de dezenas de lavras, foi preso pela repressão ao movimento chefiado por Tiradentes e teve parte de seus bens tomados, acabando por morrer na prisão. Já Bárbara Heliodora prosseguiu dirigindo as minerações, e conseguiu reaver os bens seqüestrados. Morreu, aos 60 anos, atormentada pelos sofrimentos da perda do marido, da filha e por outras desilusões.
Em 1870, José Vieira da Silva fundou, junto à fazenda dos Coqueiros, de ex-escravos, o povoado de Santa Isabel dos Coqueiros, elevado a distrito em 1874, passando a denominar-se Heliodora em 1923.
O município é criado em 1948 com o nome de Senador Lemos, mas, em 1953 lhe é restituído o nome de Heliodora. A região possui inúmeros atrativos, como a gruta do Cucurutu, o pico do Pedrão, a cachoeira da Rocinha e a do Pedrão.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE
Cachoeira do Altair
A 5,5 Km do centro da cidade, no Bairro Cachoeira, possui piscina natural em estilo de corredeira (as cachoeiras formam inúmeras quedas d`água - 15 m); o local tem vegetação rala em volta da queda principal e mata fechada acima desta. Existem várias trilhas que levam a lugares pitorescos abaixo e acima da cachoeira. Próximo a cachoeira, há lanchonete, campo de futebol e lagos para pesca.
Cachoeira do Pedrão
Situada 6,5 Km do centro da cidade, no Bairro da Floresta, possui queda d'água de 40 metros que cai de um pedrão rochoso e forma um poço estreito e comprido cercado de pedras. Possui bar e restaurante em estilo rústico e aconchegante onde a natureza faz parte da decoração, aproximando homem, fauna e flora.
Cavernas do Pedrão
Rochas com cavidades de até 30 metros de desenvolvimento horizontal situadas nas proximidades da Cachoeira do Pedrão. Nesta caverna foi encontrada uma grande variedade de animais, além de constatadas evidências de sítios arqueológicos. O Pedrão, localizado a 1850 metros de altitude, pode ser utilizado também para montanhismo e camping selvagem.
Pedra do Ovo
A Pedra do Ovo, situa-se numa reserva ecológica na serra de Santa Catarina, na saída para Natércia pela estrada da Serra, a uma altitude de 1700 metros. Trata-se de uma enorme pedra sobreposta em outra, tendo sob si, de um lado, como se fosse um calço, uma outra pedra bem pequena, dando ao observador uma sensação muito estranha como se fosse cair, vale a pena constatar esta beleza da natureza.

INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Heliodora
Tel.: (35) 3457-1262 / 1146
Endereço: Praça Santa Isabel, 68 - Centro - CEP 37484-000
E-mail: prefeitura@heliodora.com.br
Dados Físicos
População: 6005 (2007)
Área: 154 Km2
Altitude sede: 880 m
Clima: Tropical
Temperatura média anual: 19º C; Máx: 30ºC - Mín: 7ºC
Estações secas: Maio a Setembro
Estações chuvosas: Dezembro a Fevereiro

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING
POUSADA VILAREJO
Quartos para 01, 02 ou mais pessoas, suíte, café da manhã.
Tel.: (35) 3457-1156
PENSÃO DA DONA TEREZA
Quartos para 01, 02 ou 03 pessoas. Café da manhã, refeição.
Tel.: (35) 3457-1109
Aluguel de Casas para Temporada
Falar com Rony (Departamento de Turismo) pelo telefone: (35) 3457-1262

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie