Carmo de Minas, MG


A cidade, por suas belas paisagens e clima, recebe alguns turistas que aproveitam a estada em cidades vizinhas para conhecer nossos pontos turísticos.
Por causa de seus numerosos estabelecimentos de ensino, o município já foi até chamado de Atenas Sul-Mineira. O café se destaca na economia, e vem seguido do milho, banana, laranja e feijão. O Carmense Futebol Clube e o Flamengo Futebol Clube são os principais times esportivos.
Dispõe de importante malha rodoviária, que liga a sede municipal a vários centros econômicos importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É Comarca de primeira instância e está distante 275 quilômetros da Capital.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Primeiro, o lugar chamou-se Carmo de Cristina e Carmo de Pouso Alto da Cristina o arraial formado ao redor da capela de Nossa Senhora do Carmo, erigida por provisão régia de 28 de agosto de 1809.
Em 14 de julho de 1832 o distritos de Carmo de Pouso Alto foi criado. A freguesia foi instituída canonicamente em 1837, e em 14 de setembro de 1891, é confirmado o distrito.
Carmo de Pouso Alto muda de nome, passa a se chamar Carmo do Rio Verde, depois Silvestre Ferraz, e em 16 de setembro de 1901, é elevado à categoria de município e fica com esse nome.
Silvestre Ferraz, destacou-se das demais cidades do interior de Minas Gerais, pelos seus numerosos e renomados estabelecimento de ensino, no início do século. Já em 1900 a 1918, havia ali um ginásio masculino, escola normal feminina, escola de Agricultura, de Farmácia e Odontologia, que traziam estudantes de diversas localidades. Mantiveram corpos docentes ilustres, com intelectuais de renome. Foi-lhe dada a alcunha de Atenas sul-mineira pela sua projeção neste setor.
Em 10 de setembro de 1925, ganhou foro de cidade.
Em 12 de dezembro de 1953 o município adotou definitivamente o nome de Carmo de Minas.



ATRAÇÕES EM DESTAQUE
Balneário da Barra
Cachoeira com infra-estrutura para futebol de areia, camping, churrasqueira e bar. Estrada de terra com cerca de 4Km a partir do centro da cidade.
Fazenda Canaã
Barragem, cachoeira e lago localizando-se às margens da Estrada da Torre a cerca de 3km do centro da cidade.
Igreja de São Sebastião
Igreja mais antiga do município. Tombada pelo Patrimônio Histórico.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
Possui várias imagens sacras antigas, em tamanho natural.
Pico Agudo
Pico com vista panorâmica. Estrada da Fazenda Campo Redondo a 2km do centro da cidade. Há gruta inexplorada (objetos indígenas).
Praça Deputado José Terras Caldas
Coreto construído por "Chico Cascateiro".


INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal
Telefone: (35) 3334-1200
Endereço: Rua Luiz Gomes, 150
Site: www.carmo.cjb.net 

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING
Hotel das Nações
Endereço: Rua Rui Barbosa, 107
Telefone: (35) 3334-1533
E-mail: villela@starweb.com.br
Pousada Avenida
Pousada
Endereço: Avenida Francisco Dias Castro, s/n
Telefone: (35) 3334-1625
Sítio Sonho Meu
Endereço: Estrada da Barra, Km 5
Telefone: (35) 3334-1294
E-mail: sonhomeu@bol.com.br

COMO CHEGAR
Belo Horizonte (376 km) - BR 381 sentido São Paulo, após passar por São Gonçalo do Sapucaí e Careaçu, virar à esquerda na MG 456 em direção a Lambari. Pela BR 460 (continuação da MG), passar por Jesuânia, entrada de Olímpio Noronha, chegando em Carmo de Minas.

Rio de Janeiro -
BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354 em direção a Itamonte, passando por Santana do Capivari e Pouso Alto. Entrar à esquerda na MG 347 para São Lourenço, seguindo até Carmo de Minas.

São Paulo - BR 116
sentido Rio de Janeiro passando por Silveiras, Queluz virando à esquerda na BR 354 em direção a Itamonte até Pouso Alto. Entrar à esquerda na MG 347 para São Lourenço, seguindo até Carmo de Minas.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie