Campanha, MG


Campanha, no Sul de Minas, é uma cidade que oferece tranqüilidade e, além disso, uma variedade de programas e passeios. O turista em Campanha pode conferir ricos acervos históricos e arquitetônicos. Um exemplo é o Centro de Memória Cultural do Sul de Minas. Pode observar também as manifestações culturais, principalmente, as festas religiosas, e fazer passeios ecológicos.
Campanha é a cidade mais antiga do Sul de Minas. Povoada no “ciclo do ouro”, apresenta uma multiplicidade de paisagens urbanas, onde é possível identificar vários períodos historicistas e estilísticos. Possui o Museu Regional do Sul de Minas, com a Sala de Arte Sacra, o Museu Casa Vital Brazil, no lugar onde nasceu o ilustre cientista de renome mundial.

A cidade é edificada sobre uma colina agradável e pitoresca, propiciando o turismo ecológico. Entre os atrativos, destacam-se a Reserva Biológica Municipal Engenho Velho, o Pico do Coroado, o Lago da Barragem, a Usina do Chicão, o Roteiro das Cachoeiras. Aos visitantes, a cidade oferece boa culinária, bons hotéis e diversificado artesanato, com a aconchegante hospitalidade mineira.


UM POUCO DE HISTÓRIA
O nome do município significa uma coleção de campos e se confirma com o depoimento do Ouvidor que escreveu, 'as terras destas Minas são uma dilatada Campanha do rio Lambari para dentro'. Os extensos campos foram, antes de serem descobertos pelos portugueses, lugar de refúgio dos escravos, que formaram quilombos. Mais tarde, se tornou o Arraial de São Cipriano, tornando-se freguesia, com o nome de Santo Antonio da Piedade da Campanha, em 1739. E em 1840, Campanha já era considerada cidade.
A cidade, ao longo dos anos, recebeu gente de todas as partes do Brasil, como a Princesa Isabel, Carlota Joaquina, Conde D' Eu, Euclides da Cunha, Manoel Bandeira, Silvio Romero, José Patrocínio, Pedro Ernesto Batista e Bárbara Heliodora , entre outros, que, de certa forma, contribuíram para a riqueza cultural de Campanha, que ainda se mantém diversa, indo desde as festas religiosas e museus às manifestações populares de artistas e artesãos.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE
Catedral de Santo Antônio
O terceiro maior templo do país e o primeiro de Minas Gerais construído com taipa e pedra. Erguido por escravos no séc. 18, guarda obras atribuídas a Aleijadinho e a sua escola. Passou por diversas reformas e a fachada está descaracterizada. Praça Dom Ferrão.
Igreja N. Sra. das Dores
O templo mais antigo da cidade, construído com taipa e pedra, em 1799. Mostra a arquitetura das igrejas do “ciclo do ouro” (como de fato é) de Ouro Preto e Sabará. Rua Saturnino de Oliveira.
Capelinha de São Miguel
Sua origem está ligada a um cemitério paroquial, instalado em 1875 e fechado em 1913. No local foram sepultados alguns clérigos e noviços da Companhia de Jesus, há cerca de 90 anos. Rua Cipriano José da Rocha.
Igreja de São Sebastião
Pequena, de estilo colonial, erguida em 1805. Em 1945, dado seu estado precário, foi derrubada. Construiu-se um novo templo, atrás de onde existiu o anterior, sendo alargada a praça. A Igreja guarda imagens em gesso, entre elas, a de São Sebastião, em tamanho natural. Praça São Sebastião.
Museu Regional do Sul de Minas
Acervo documental dos séc. 18 e 19 de Campanha e da região que retrata a história dos correios e telégrafos. A Sala Dom Inocêncio apresenta peças sacras, bélicas, botânicas, minerais e pinturas. Rua João Luiz Alves.
Casa de Vital Brazil
Aqui nasceu o criador do Instituto Butantã e descobridor do soro antiofídico. No acervo do Museu, instalado no local, encontram-se móveis que pertenceram ao cientista, animais peçonhentos, livros raros e arte sacra. A construção de 1830 segue a arquitetura colonial, com telhas feitas à mão por escravos e paredes de pau-a-pique. Rua Vital Brazil.
Casa de Maria Martins
A grande escultora, conhecida internacionalmente, nasceu em 1900 nesta casa colonial. As obras de caráter surrealista da artista, amante de Marcel Duchamp, têm raízes no barroco brasileiro. Praça Dom Ferrão.
Casarão Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora
O bonito sobrado (1770), que hospedava com freqüência o casal de inconfidentes Bárbara Heliodora e Alvarenga Peixoto, era de propriedade da irmã da revolucionária. Foi nessa casa que Heliodora encontrou acolhida, após denúncia, prisão e morte do marido na África (abolicionista e autor do lema "Libertas Que Será Tamem", inscrito na bandeira de Minas). Há uma placa alusiva ao fato na casa bem conservada, que não está aberta à visitação. Rua Saturnino de Oliveira, 200.
Solar dos Ferreira
Relíquia arquitetônica e histórica da cidade. Abrigou os poderes legislativo e executivo, além de repartições públicas. Foi construído para moradia pelo minerador e político Francisco de Paula Ferreira Lopes. O prédio foi sede do governo provisório do Estado Minas do
Reserva Biológica Municipal
18.093m2, com 90% de área nativa preservada e três nascentes que abastecem a cidade. Entre jacarandás, cedros e jequitibás, vivem cobras (cascavel e coral), lobos, onças e raposas. Acesso pela rodovia municipal 13, próximo ao Pico Coroado.
Morro do Cruzeiro
vista panorâmica da cidade numa altitude de aproximadamente 1.000m, onde estão as torres de recepção de TV, de celular e um cruzeiro luminoso.
Pântano da Lagoa
Área plana inundada na época das chuvas. É cortada por riachos e coberta de vegetação rasteira com árvores de porte médio. Há ocorrência de águas minerais ferruginosas, mas sem exploração. Bairro dos Procks (Lagoa).
Lago da Barragem
Procurado para pesca, canoagem e natação. Às margens, bar e restaurante. Distrito dos Ferreira, com acesso pela rodovia RM1.
Chácara São Cristóvão
Rotina de fazenda com café da manhã, roteiro cafeeiro, da produção ao beneficiamento, e criação de peixes. Rua Dr. Brandão, 1.061. Tel. (35) 3261-1517.


HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING
Hotel Pousada da Princesa
Rua Alvarenga Peixoto, 98
Tel: (35) 3261-1734
padualemes@hotmail.com
Victória Hotel
Rua Saturnino de Oliveira, 10
(35) 3261-2898
victoriahotel@victoriahotel.com.br

Hotel Cidade
Rua Paulo Willy Skau, 1824
Tel: (35) 3261 - 1239
Hotel Pousada do Sossego
Praça Dom Ferrão, 137
Tel: (35) 3261-1220
Isac Dormitório
Rua Perdigão Malheiro, 110
Tel: (35) 3261-1149
Pousada Ousadia
Rua Dr. Brandão, 107
Tel: (35) 3261-1824
Chalés José Augusto
Barragem
Tel: (035) 9989-8606


COMO CHEGAR
São Paulo: 295 km (via BR-381, saída 763A)
Belo Horizonte: 316 km (via BR-381, saída 762B)
Rio de Janeiro: 350 km (via Dutra até Engenheiro Passos, depois BR-267)


2 comentários:

Unknown on 12 de dezembro de 2014 às 11:57 disse...

Sabe me dizer no nome da fazenda da Tia Lurdinha e tio Chicão?

Unknown on 3 de janeiro de 2016 às 02:00 disse...

Sou turista constante em Campanha, um lugar de boa vibração com excelente receptividade, costumo fuçar na pousada Vital Brasil! Isso e Brasil, conheça o!

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie