Andrelândia, MG


Andrelândia é terra de gente simples e acolhedora, que se orgulha do que é. Sua história se perde no tempo e sua geografia esconde belezas e mistérios que esperam por você, para conhecê-los e preservá-los.

O município destaca-se também pela existência de um sítio arqueológico com pinturas rupestres de mais de três mil anos. Durante a Semana Santa, Andrelândia recebe visitantes de todo o Sudeste, atraídos pela tradicional procissão com imagens da época colonial e pela encenação da "Paixão e Morte", quando atores do município representam em praça publica o martírio de Cristo.

Andrelândia é certamente o destino escolhido por aqueles que desejam descansar em um ambiente tranqüilo e cercado de natureza.

Suas diversas cachoeiras, serras, o Parque Arqueológico e seus casarões coloniais fazem parte do roteiro dos muitos turistas que visitam a cidade durante o ano.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A colonização da região foi consequência da exploração do ouro. Em meados do século XVIII a região onde hoje se localiza Andrelândia já se encontrava totalmente povoada por aventureiros que para cá se dirigiram a procura de riquezas.
No longínquo ano de 1749, sentindo necessidade de assitência religiosa, o fazendeiro André da Silveira - um dos primeiros povoadores - dirigiu ao Bispo de Mariana um pedido de autorização para se construir no local denominado Turvo Pequeno uma capela dedicada a Nossa Senhora do Porto. Atendido pela autoridade eclesiástica, a capela foi erguida, recebendo a benção católica no ano de 1755. Ao redor do pequeno templo muitas casas foram sendo construídas, e logo se formou o Arraial do Turvo, primitiva denominação da localidade.
Em 1864, com território desmembrado de Aiuruoca, foi criada a Vila Bela do Turvo, elevada, quatro anos mais tarde, a categoria de cidade. A comarca foi criada por lei imperial do ano de 1878. No ano de 1930, a cidade recebeu a denominação de Andrelândia, uma homenagem ao seu fundador.
Os séculos de história deixaram um legado de belas casas e igrejas coloniais.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

  • Casarões Coloniais: Casarões antigos, alguns datados da primeira metade do século XVIII, a grande maioria localizados na avenida principal da cidade, como o sobrado dos Pinheiros, o sobrado do Barão de Cabo Verde, o prédio da Câmara Municipal, entre outros. Saiba mais consultando um Guia de Turismo.
  • Fundação Guairá: localizado no sobrado que pertenceu ao Barão de Cabo Verde (Patrimônio Municipal), construído por volta de 1835 e que foi, recentemente, totalmente restaurado pela Fundação. A Fundação abriga oficinas culturais e museus, destacando-se o Projeto Bambuarte. A Fundação representa um ponto de encontro da comunidade e um marco de consolidação e crescimento da Fundação Guairá como entidade promotora do desenvolvimento sustentável. http://www.fundacaoguaira.org.br/
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação: Igreja em estilo Barroco, iniciou sua construção em 1749, sendo concluída em 1755
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário: Igreja construída por escravos em 1817, em estilo barroco e rococó.
  • Igreja de São Benedito: Igreja moderna construída no formato do dedo de Deus.
  • Serra de Santo Antônio: O Parque Arqueológico Serra de Santo Antônio é administrado pelo NPA e está localizado na Serra do Turvo a 6 km da cidade no sentido de Serranos. Além do contato direto com a natureza e uma vista belíssima da região, a grande atração do parque são as Pinturas Rupestres de 3.500 anos: trata-se do mais espetacular conjunto de pinturas rupestres conhecido no Sul de Minas Gerais. São mais de 500 figuras geométricas e zoomorfas, dispostas ao longo de cerca de 50 metros de um enorme paredão rochoso, em um local abrigado da chuva e junto a uma paisagem deslumbrante.Mais Informações: www.npa.org.br
  • Pico da Serra de Santo Antônio: Após uma emocionante escalada por paredões rochosos, o visitante sente-se recompensado pela magnífica paisagem das Minas Gerais. Está a 1.393m de altitude e proporciona uma visão de 360°. Visitações: a estrada de acesso ao Parque Arqueológico Serra de Santo Antonio fica bloqueada a 1,5 km da portaria do parque, e apenas com pessoas autorizadas pelo NPA ou guias é permitido o acesso ao local.
  • Pedra do Serrote: Está localizada a 1 km da cidade no sentido Arantina, sendo o acesso feito por trilha. Além de apreciar as muitas formações rochosas, o visitante terá uma vista panorâmica muito bonita da cidade e seus arredores.
  • Serra dos 2 Irmãos: localizada há cerca de 20 quilômetros de Andrelândia, é ponto de referência para viajantes desde o inicio da colonização da região. De fácil acesso, possui trilha para caminhadas.
  • Fazenda JucaBel: Localizada a apenas 10 km do centro urbano a Fazenda Juca Bel fica sobre um terreno rochoso repleto de grutas subterrâneas dos mais variados comprimentos e enormes formações rochosas, permitindo ao visitante desfrutar de algumas surpresas agradáveis aos olhos na saída das cavernas. Além disso possui duas cachoeiras de uma beleza singular, sendo uma delas com mais de 10 metros de queda.
  • Cachoeiras
- Cachoeira Areado: Localizada a 8 km da cidade, no sentido Arantina.
- Cachoeira das Amoras:Localizada a 7 km da cidade, no sentido Santana do Garambéu.
- Cachoeira das Bicas: Cachoeira das bicas fica a 11 km da cidade, no sentido de São Vicente de Minas.
- Cachoeira do Pontilhão: Fica a 2 km da cidade no sentido de Arantina. Está localizada dentro da cidade.
- Cachoeira Gora d'Água: Fica a 14 km do centro da cidade, no sentido São Vicente de Minas.
- Cachoeira Pedro Nogueira: Distante 9 km da cidade no sentido de São Vicente de Minas.
  • Seminário São Francisco de Assis: Seminário dos Franciscanos, construído em 1950, hoje casa de eventos e moradia dos Freis. 
COMO CHEGAR
São Paulo (437 Km) - BR 381(Rodovia Fernão Dias) seguindo até o km/saída 763A (saída para Campanha), pegando à direita a Rodovia BR267 (Rodovia Vital Brasil) e seguindo pela mesma até Caxambu.  No trevo de Caxambu, virar para a esquerda, sentido Juiz de Fora (você estará ainda na Rodovia Vital Brasil). A 13 km de Caxambu entrar à esquerda no sentido de Cruzilia.  Atravessar a cidade de Cruzilia seguindo as indicações de placa para "Belo Horizonte, Minduri, São Vicente".  Após Cruzilia você irá atravessar a cidade de Minduri.  Também lá siga as placas de indicação para "São Vicente, Andrelândia".  Após Minduri você irá atravessar a cidade de São Vicente de Minas. Siga as placas indicativas, passando na pista esquerda da Igreja Matriz.  Após a praça da igreja pegar a pista da direita indo até o final da rua onde existe uma bifurcação, sendo que nesta você deverá pegar à direita, sentido Andrelândia. (Atenção:  cuidado para não pegar a estrada para São João Del Rei, que é uma descida à esquerda).  De São Vicente à Andrelândia são 18 km.


Belo Horizonte (299 km) - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando Congonhas até Joaquim Murtinho. Entrar à direita na BR 383, passando por São Brás do Suaçuí, Lagoa Dourada e São João Del Rei. Seguir pela BR 265 em direção à Rio das Mortes, virando à esquerda na BR 383 até chegar em São Vicente de Minas. Virar à esquerda percorrendo 18 km em estrada para Andrelândia.

Rio de Janeiro (305 km) - BR 040 sentido Belo Horizonte, passando por Juiz de Fora. Entrar à esquerda na BR 267 passando por Orvalho, Lima Duarte, Olaria e Bom Jardim de Minas. Virar à direita, percorrendo 29 km na BR 494 para Andrelândia, passando antes por Arantina.
Ou - BR 116 sentido São Paulo até Piraí. Virar à direita, pegando a RJ 137 após Barra do Piraí percorrendo 58 km até Santa Rita do Jacutinga. Seguir pela MG 457 até Bom Jesus de Minas, virando à esquerda ao cruzar com a BR 267 e à direita após 3 Km, percorrendo mais 29 km até Andrelândia na BR 494, passando antes por Arantina.

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING
 
Hotel Nogueira
Rua Ernesto Braga, 11
Telefone: (35 ) 33251802 

Pousada dos Querubins
Estrada Madre de Deus , s/n
Telefone: (035) 33251162
E-mail: guaira@themaveiculos.com.br
http://www.pousadadosquerubins.com.br



Pousada Santana
Estrada Arantina-Liberdade , km 5
Telefone: (32) 3296-1213
http://www.psantanamg.com.br 

Villa Bella do Turvo Pousada
Antiga Estrada Andrelândia-Sao Joao Del Rey , km 1
Telefone: (035) 33251474
E-mail: villabelladoturvo@andrelandia.net
http://www.andrelandia.net/villabelladoturvo.htm


0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie