Bocaina de Minas, MG


Bocaina de Minas, município da região sul do estado (nas divisas de Minas Gerais com São Paulo), consistia, antes, em um distrito, denominado Bocaina, mesmo nome de um pico da Mantiqueira.
O local, hoje, já emancipado, constitui-se em um município interessante para se visitar: na cidade, o visitante poderá apreciar o artesanato e a culinária local.
Nas imediações do município, encontram-se várias cachoeiras, como a de Santa Clara, Alcantilado e Rio Grande, com serviços de bar e restaurante: uma ótima opção para quem curte aliar o conforto à natureza. Nessa cidade o turista também poderá se aventurar em trilhas e cavalgadas.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Uma curiosa lenda marca a história da cidade de Bocaina de Minas. Segundo ela, dois fazendeiros, proprietários de grandes extensões de terra na região onde hoje se situa o município, por volta de 1790, decidiram iniciar um povoado. Indecisos quanto ao melhor local para implantar a idéia, resolveram sair a cavalo, cada qual de sua fazenda e erguer uma capela no local onde se encontrassem. Assim fizeram e o povoado nasceu ao pé do Pico da Bocaina, na Serra da Mantiqueira.
A freguesia foi criada em 1858, quando pertencia ao município de Aiuruoca. Foi, posteriormente, transferida para Santa Rita do Jacutinga, Rio Preto e Liberdade. Em 1943, o distrito de Bocaina teve o seu nome mudado para Arimatéia. Dez anos mais tarde foi elevado à categoria de cidade e com a criação do município, seu nome voltou a ser Bocaina de Minas. Nas imediações da cidade encontram-se várias cachoeiras, coma a de Santa Clara, Alcantilado e Rio Grande, algumas pertencentes ao Parque Nacional do Itatiaia. O Turista poderá adquirir peças do artesanato local.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE


Cachoeira Barra das Antas
A cachoeira Barra das Antas possui quatro quedas de aproximadamente 02 metros de altura, cada uma por uns 02 metros de largura. Um dos poções é bastante profundo e largo, porém perigoso para a pratica de natação.
Como Chegar: Saindo da praça salgado, seguir a estrada em direção à Maringá entrando á direita mais ou menos no km 08, onde há dois barracões e uma ponte de madeira, depois atravessar a ponte e seguir por aproximadamente 01 km até o local.

Cachoeira da Prata
A cachoeira da Prata tem aproximadamente 20 metros de altura por três de largura. Forma um grande poço de mais ou menos dois metros de profundidade, propício para a natação.
A água apresenta uma temperatura bastante fria, sendo límpida e transparente.
Chega-se de carro a mais ou menos 20 metros da cachoeira e após seguir por trilha. Uns 20 metros abaixo dessa cachoeira encontra-se outra, de mesmo nome e semelhante à primeira.
Como Chegar: Saindo da praça Salgado subir estrada em direção ao Vale da Prata, chegando no grupo escolar, entrar à direita e seguir em direção a fazenda, ficando a 20 metros da sede.


Cachoeira do Alcantilado
A cachoeira do Alcantilado é formada por sete quedas dágua que variam de um a três metros de altura. Elas formam duchas e no final um grande poço, raso nas beiradas e fundo no meio. A água é transparente e gelada. Há possibilidade de natação.
O local possui mata fechada em um dos lados e grama do lado que dá acesso às quedas. Há trilhas que levam até a nascente do rio, localizada acima das quedas.
Como Chegar: Seguir estrada de terra em direção ao Mirantão. Seguir placas de sinalização até a estrada.


Cachoeira do Escorrega
A cachoeira do Escorrega fica no rio Preto, que divide os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O acesso só é possível pelo lado do Rio de Janeiro.
O rio desce sobre uma grande formação rochosa, de aproximadamente 40 metros de extensão, semelhante a um escorregador. Daí o nome de escorrega.
O local é cercado por vegetação densa e exuberante (do lado de Minas).
Como Chegar: Seguir a estrada que margeia o rio Preto, do lado do Rio de Janeiro à direita em direção a Vila de Maromba/RJ.

Cachoeira do Paiol  Como Chegar: A 22Km de Bocaina de MInas

Cachoeira do Rio Grande
A cachoeira é formada por várias quedas menores, caindo de um grande bloco de pedra com aproximadamente 10 metros de altura. As quedas variam de 2 a 5 metros de altura com um metro de largura, formando duchas.
Na época de chuva a pedra fica encoberta pelas águas. Há possibilidade de natação no poço que se forma abaixo da queda, com profundidade que vai até um metro.
Como Chegar: Saindo da praça Josias da Costa, seguir a estrada de Santo Antônio/Itamonte por 7Km.

Cachoeira Santa Clara
É uma queda de aproximadamente 40 metros de altura por 15 de largura que desce sobre uma grande rocha, com alguns degraus, dividindo-se em duas partes ate chegar ao poço. A água cai no poço em forma de ducha. Há trilhas que levam na parte superior da cachoeira, onde se encontra outro poço.
Como Chegar:  Saindo da vila de Maringá seguir do lado do RJ, em direção a vila de Maromba, entrando, à direita no Km 2,5 e após seguir a esquerda por mais 300 metros. Parar na estrada e seguir por trilha conforme placa indicativa. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A igreja de Nossa Senhora do Rosário, de médias proporções, foi construída provavelmente em 1862, século XlX - e reformada em 1966. A fachada é lisa, com duas torres laterais. O frontão é triangular, com óculo, relógio ao centro e janelas na altura do coro.
O interior da igreja possui ornamentação simples, com coro cercado por balaustrada de madeira trabalhada. No nicho central encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário ladeada por dois nichos menores com as imagens de São José, o Menino Jesus e a imagem de Cristo Rei.

Igreja de Santo Antônio do Rio Grande
Localizada na praça central da localidade, com bom estado de conservação.

Montanhas e Mirantes
Ideais para caminhadas, Vôo de Para-Gleider e Mountain-Bike.

LINKS RELACIONADOS

COMO CHEGAR

Tem ônibus diariamente saindo da cidade de Resende, RJ
Distância 45 km de Bocaina de Minas, sendo 35 km de estrada de terra batida, viagem agradável, com muito verde, montanhas e riachos, e 10 km de asfalto, que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Tem ônibus diariamente saindo da cidade de Liberdade MG (acesso pela rodovia do Circuito das Águas e Juiz de Fora) com destino a Bocaina de Minas, Mirantão, Maringá e santo Antônio.
Distancia 24 km de Bocaina de Minas, com estrada terraplenada, pronta para receber pavimentação asfáltica.
Nos finais de semana e feriados é comum encontrar com jipeiros e motoqueiros fazendo trilha nas estradas.

Distâncias
Rio de Janeiro - 219 km
São Paulo - 303 km
Belo Horizonte - 391 km
Resende - 43 km
Visconde de Mauá - 37 km

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING

Pousada Canto da Terra
POVOADO DE MIRANTÃO
Telefone: (21) 2486-8826
Site: http://www.pousadacantodaterra.com.br

Hotel Fazenda Moinho D'Água
Localizado no Sertão, com quiosque, pesqueiro, sauna, campo de futebol e deliciosas comidas,doces e queijos mineiros.
Tel.: (24) 3355-1010 / 3355-0780
Site: http://www.moinhodagua.com.br

Hotel Repouso Maringá
Tel.: (24) 3354-2426
Site: http://www.repousomaringa.com.br

Pousada Sitio da Ponte
Tel.: (24) 3232-8697
Site: http://www.pousadasitiodaponte.com.br

Hotel Pousada dos Pinheiros
Rod. Rio - Caxambu Km 23
Tel.: (24) 3354-0530 / 2108-1000
Site: http://www.3pinheiros.com.br

Hotel-Fazenda Buhler
Tel.: (24) 3387-1204 / 3387-1378
Site: http://www.hotelbuhler.com.br

OBS.: Bocaina de Minas fica na divisa de Minas Gerais com Rio de Janeiro (região de Visconde Mauá - RJ). A localidade de Maringá, no lado mineiro, é distrito de Bocaina de Minas. No lado do Rio de Janeiro pertence ao município de Resende. Portanto existem muitas opções de hospedagem na região de Bocaina.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie