Pouso Alto, MG

Antônio Delgado da Veiga, sertanista de São Paulo, junto com familiares, organizaram uma bandeira escravagista e, saindo de Taubaté, atravessaram a Mantiqueira e se embrenharam pelo Sul de Minas. De início ouviram referências a ouro e andaram pesquisando o precioso metal. Esses sertanistas deram início ao arraial de Pouso Alto.

Em 1748, foi elevado a freguesia com o título de Nossa Senhora da Conceição do Pouso Alto; a freguesia foi confirmada e elevada à natureza colativa, em 1752.
Segundo o depoimento escrito pelo tenente de Milícias Antônio Roiz Ribeiro, com data de 18 de julho de 1816, a fazenda do Pouso Alto pertencia a Brás Esteves Leme que, em 1763, assinou documento, a pedido de 33 fregueses, dando licença para ser levantada "igreja nova", "ao pé de seu terreno", e também para construírem casas de morada, com a condição de não levantarem ranchos de passageiros nem trazerem gados que pudessem causar danos à dita fazenda. Durante muitos anos, ao redor da capela que servia de Matriz, só havia sete casas, uma das quais pertencia ao vigário, padre Francisco Lopes Guimarães, que morava com a mãe e irmão. Com dote do patrimônio da igreja, Esteves pagava seis mil réis por ano, para guisamento. Depois, o alferes Domingos Martins Alves Porto, como novo possuidor da fazenda é que teria liberado a construção de casas; e só então, tomou o arraial algum desenvolvimento.
Em 19 de dezembro de 1874, foi a freguesia elevada a vila e criado o município, desmembrado do de Baependi.
Em 18 de outubro de 1878, foi a vila elevada à categoria de cidade e no dia seguinte criava a comarca de Pouso Alto.

INFORMAÇÕES

A região oferece opções em pousadas, hotéis-fazenda e hotéis.
Bancos: Itaú (Alagoa), Bradesco (Pouso Alto), Posto CEF na Prefeitura (São Sebastião do Rio Verde), CEF (Virgínia).
Ônibus: Itamonte e Aiuruoca (Alagoa), São Paulo e Rio de Janeiro (Pouso Alto), São Lourenço (S. Sebastião Rio Verde), São Lourenço (Virgínia).
Pronto Socorro/Hospitais: Todas possuem Hospital ou Posto de Saúde.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Cachoeira do Buquerê
Distância aproximada de 27 km, sendo que 12 km é pela BR-354 sentido Caxambu e 5 km não pavimentados até o Sítio Florentino, de propriedade das irmãs carvalho: Benvinda, Madalena e Terezinha.

Cachoeira do Coura
Situada no Bairro da berberia, com acesso da BR-354 sentido Itamonte ou pela estrada de terra, sentido Hotel Serrano com distância aproximada de 7 km. As quedas d'água da cachoeira são ideais para banhos.

Cachoeira dos Florentino
Acesso pela estrada de terra sentido Florentino, com distância aproximada de 7 km.

Cachoeirão
Acesso feito pela BR-354 sentido Caxambu (13 km) e entrar direção Bairro Cachoeira. E depois percorrer 13 km de estrada de terra.

Forum Municipal
O casarão foi construído na 2ª metade do século XIX e ainda conserva traços característicos da arquitetura oitocentista mineira. O prédio foi tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) no dia 12 de abril de 2001.

Igreja Matriz N S da Conceição
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição possui um estilo eclético e encontra-se em bom estado de conservação. A Igreja foi construída em 14 de julho de 1832. Possui imagens sacras centenárias.

Igreja N S da Glória
Localizada no Bairro das Furnas (próximo ao Recanto dos Carvalhos) tem uma fonte cuja nascente fica sob o altar. Segundo crenças populares as águas são milagrosas. Festa dia 15 de agosto com romaria e banhos.

Pedra do Rachado
Pico localizado a aproximadamente 20 km do município. Acesso feito pela estrada de terra sentido bairro Ribeirão. De lá, mais ou menos 8 km de caminhada até o Pico. Sua altitude corresponde mais ou menos 2.000 metros, possuindo rampa para vôo livre.

Pedra Preta
Pico localizado a 18 Km do centro da cidade, na Fazenda Pedra Preta. Da Fazenda até o Pico são, mais ou menos, cinco horas de caminhada. Altitude do Pico: mais ou menos 2.000 metros. Vista panorâmica da região. Trilhas na mata.

Trilha
Vestígios da Estrada Real
Entra em Itamonte, passa pela Berberia e Paciência, chega a Pouso Alto em frente ao Hotel Serraverde e atravessa a cidade.

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING

BR 354, km 698, nº 139
Tel: (35) 3364-7230
Pousada Santa Rita
Rua Santa Rita, 65 (Trevo de Capivari)
Tel: (35) 3364-7103

COMO CHEGAR
De carro:
Belo Horizonte (409 km) - BR 381 sentido São Paulo, após passar pela entrada de Três Corações virar à esquerda na BR 267. Passar por Campanha, entradas para Cambuquira, Conceição do Rio Verde e Caxambu, virando à direita na BR 354 até chegar em Pouso Alto.

Rio de Janeiro (235 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari até chegar em Pouso Alto.

São Paulo - BR 116 sentido Rio de Janeiro passando por Silveiras, Queluz, virando à esquerda na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari até chegar em Pouso Alto.
Ou (325 km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, entrando à direita na BR 459, em Pouso Alegre, em direção a Santa Rita do Sapucaí. Após passar por Olegário Maciel, virar à esquerda na MG 347 passando por São José do Alegre, Pedralva, Carmo de Minas, São Lourenço. Entrar à direita na BR 354 até chegar em Pouso Alto.