Delfim Moreira, MG


Como dizem, Delfim Moreira vista de cima, lá da estrada de acesso, parece um presépio. Cidade pequena, com suas ruas ainda calçadas com paralelepípedo. Tem um pequeno centro urbano, com apenas 3.000 habitantes, mas é o terceiro maior município do Estado em extensão com 414 km quadrados, atraindo nesta época do ano o fluxo de turistas que procuram o frio e a beleza da Serra da Mantiqueira. A altitude máxima do município dá-se no Morro do Chapéu á 2.013 m.

Pinheiros centenários, quaresmeiras e manacás enfeitam as matas que rodeiam a cidade mineira que, até a década de 80, tinha como principal fonte de renda o plantio do marmelo e grandes empresas voltadas para a produção de doce. Hoje o município vive da agropecuária, fruticultura e piscicultura, como destaque para a criação de trutas devido ao clima frio de montanha. A culinária da cidade apresenta os mais tradicionais pratos mineiros, queijo e truta de ótima qualidade, além da comercialização de doces e frutas cristalizadas, compotas, licores, roscas e o puro mel de abelhas, pólen e própolis. O artesanato local é rico em trabalhos de tricô, crochê, madeira, palha, bambu, tabatinga e os famosos baxeros e cobertores feitos em tear com lã de carneiro. Outro destaque é a produção de abrolhos, também conhecido como macramé, técnica artesanal bastante desenvolvida no município, principalmente nos bairros do Barreirinho e São Bernardo, onde as abrolheiras criam peças em algodão, linho e cânhamo, comercializados na Associação Delfinense de Artesãos e em outras cidades do Estado. Destaca-se ainda o Mosteiro de Santa Maria da Serra Clara, onde vivem reclusos os monges beneditinos.

Hoje o município é um dos maiores produtores de trutas do país, sendo a provável capital da truta, seja pela produção, seja pela gastronomia. Venham saborear as trutas nos restaurantes da cidade e escolham o molho para acompanhar.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A cidade tem em comum com Campos do Jordão o mesmo desbravador. Conta a história que em 1703 o sertanista Gaspar Vaz da Cunha o “lobo bravo” veio em busca das minas preciosas, nesse caminho descobriu os “campos do rio Jordão” e chegou as minas do Itagyba, coração de nossa Cidade presépio. Aqui esteve hospedada a Princesa Isabel o Conde d'Eu e sua comitiva em 04 de Dezembro de 1868.

Estamos ligados por uma estrada de terra batida de 34 km até Campos do Jordão, que faz divisa de Município do lado poente. Por esta estrada não asfaltada pode se fazer uma bela trilha 4x4.

Delfim Moreira foi o maior produtor mundial de marmelo, e aqui, na década de 40 se instalaram as maiores fábricas de produção de doces, como CICA, Peixe, Colombo, Mantiqueira etc. A linha férrea chegou para escoar esta produção que envolvia mais de vinte mil delfinenses.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Parque Cruz das Almas - 1,5 km de Caminhada. Vista para a cachoeira do Itajyba Trilha para o parque do Itajyba.


Cachoeira do Itagyba - Distância 1 km Pode caminhar da pousada até a cachoeira. Formada pelo rio Tabõao, é subdividida em duas quedas que formam corredeiras ao longo do rio em uma extensão aproximada de 300m. Uma de suas quedas tem 40m de altura. A cachoeira fica dentro do Parque de Itagyba.

Cachoeira do Túnel - Pequena queda de água cristalina sobre a antiga passagem da ferrovia. O passeio pela água é feito por dentro do túnel.

Cachoeira do Buriqui - Formada por várias quedas de água que caem das rochas, possui um poço favorável ao banho. A vegetação ao redor é formada por mata de grande porte como pinheiros e altos arbustos cobertos de flores. Seguindo o curso do rio pelas corredeiras existentes, tem-se a possibilidade de pesca de trutas.


Cachoeira do Rosário - Distância 3km Cachoeira do Rosário possui este nome por originar-se no rio do Rosário. Em seu curso encontrar-se grandes formações rochosas com largura de aproximadamente 30 metros.

Cachoeira Ninho da Águia - Em Delfim Moreira, parada obrigatória para quem quer conhecer a região é a Cachoeira Ninho da Águia. O local possui acesso fácil, com trilhas e acessos pavimentados (você quem escolhe). Além disso, há uma infra-estrutura para receber o turista. O local fica na rodovia que interliga Delfim Moreira a Itajubá no Km 4, a 11 km do centro de Delfim.

Cachoeira do Areião - Cachoeira que tem a formação de um lago bom para o nado. Possui também um restaurante.

Mosteiro de Serra Clara - Distância 15 km. Estilo monástico. Voto de pobreza. Habitado por Monges Beneditinos que mantém seus hábitos reservados. Único mosteiro rural do Brasil. Fica localizado em meio às montanhas, ambiente ideal para contemplação. Pode ser visitado aos domingos, missa às 10h00.

Cadeia Montanhosa Marins-Itaguaré - Oculta na Serra da Mantiqueira a cadeia Marins-Itaguaré faz divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, tendo nesta cadeia seus dois portais para o céu, o Pico dos Marins com seus 2.422 mts e o Pico do Itaguaré a 2.308 mts.

Casa do "cazinho"
Casarão construído por escravos em 1880. Possui instrumentos de tortura e trato com escravos no porão. Pertenceu a Albino José Alves (político Delfinenese), foi sede da Prefeitura. Não são permitidas visitas.


Fazenda da Barra
Casa-sede da fazenda mais antiga do município, construída por escravos em estilo Português. Pertence a família Ribeiro.

Fundação Roge
Fundação Roge é uma instituição cujo principal objetivo é oferecer educação a jovens de famílias menos favorecidas. A Fundação pretende ajudar as pessoas da cidade e toda a região. Para tanto, a instituição criou a Escola Técnica Limassis que oferece cursos profissionalizantes de nível médio nas áreas de agricultura, pecuária, turismo rural, agroenergia e meio ambiente.
A Escola criou uma agência de turismo receptivo para preparar os estudantes neste segmento.


Mirante da Pedra Malhada (cruzeiro do salto)
Localizada no morro do caracol, possui uma visão ampla da região, dos vales e montanhas, com uma paisagem tipicamente rural. Adequada para esportes radicais.

Túnel do Barreirinho
Construção da década de 20 em estilo eclético com predominância da abóbada do berço. Faz parte do antigo ramal da rede mineira de viação.

INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Turismo
Endereço: Rua Paulino Faria, s/n - Centro
CEP: 37514-000
Telefone: (35) 36241640
Fax: (35) 36241213
E-mail: prefdelfimturismo@yahoo.com.br

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING

Rancho Wind inn Camping Bar e Vento
Camping
Rod. MG 350 - Bairro Monteiro
Telefone: (35) 3624-1174

Complexo Turistico Serra Bonita
Hotel Fazenda
Rodovia Itajubá/Lorena Km 39
Telefone: (35) 3624-1456
E-mail: serrabonita@bol.com.br

Hotel São João
Praça João Bosco 45
Telefone: (35) 3624-1133

Pousada Fazenda Boa Vista
Rodovia Itajubá/Lorena Km 35
Telefone: (35) 3624-1107

Pousada Lageado Pesqueiro e Restaurante
Rodovia Itajubá/Lorena Km 27
Telefone: (35) 3626-1110

Pousada Solar da Mantiqueira
Rua Manoel Jose Lebrão, 73 - Centro
Telefone: (35) 3624-1313

COMO CHEGAR

Belo Horizonte (475 km) - BR 381 sentido São Paulo, após passar por São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, São Sebastião da Bela Vista entrar à esquerda na BR 459 em direção a Santa Rita do Sapucaí. Passar pelos municípios de Olegário Maciel, Piranguinho e Itajubá, virando à esquerda na MG 350 percorrendo 16 Km até Delfim Moreira.

Rio de Janeiro (280 km) - BR 116 sentido São Paulo, passando por Queluz, Silveiras, entrando à direita na BR 459 em direção a Piquete. Virar à esquerda na MG 350 percorrendo 10 Km até Delfim Moreira.

São Paulo (230Km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, entrando na BR 459 à direita em direção a Santa Rita do Sapucaí. Passar pelos municípios de Olegário Maciel, Piranguinho até chegar em Itajubá. Virar à direita na BR 459 e à esquerda na MG 350 até Delfim Moreira.
Ou - BR 116 sentido Rio de Janeiro, passando por Guaratinguetá, Lorena, virando à esquerda na BR 459 em direção a Piquete. Virar à esquerda na MG 350 percorrendo 10 Km até Delfim Moreira.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie