Virginia, MG

Os Portugueses foram os primeiros desbravadores da região, à procura de ouro e pedras preciosas. Como esse objetivo foi frustrado dedicaram-se a agricultura. Hoje, com mais de cem anos de existência, além da lavoura de subsistência, o município se sobressai no cultivo de frutas, sendo o primeiro produtor de marmelo e pêssego, o segundo de figo e o terceiro de pêra, do Estado.

Integra a microrregião 202, Alto da Mantiqueira, a Associação dos Municípios do Circuito das Águas e tem sua sede situada a 448 quilômetros de Belo Horizonte.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Segundo a tradição local, os primeiros desbravadores foram os portugueses, que vasculharam a região, interessados na descoberta de ouro e pedras preciosas. Frustrados em seu objetivo, resolveram fixar-se e dedicar-se à agricultura.
Por volta da metade do século XIX, chegou ao local o padre Custódio de Oliveira Monte Raso, natural de São João del-Rei, que se interessou em erguer uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Construída a capela, ao seu redor surgiu um povoado com o nome de Virgínia, homenagem à Virgem Imaculada, padroeira do lugar, que com o tempo, foi mudado para Virgínia.
Criado o distrito em 5 de novembro de 1866, pertencente ao município de Cristina, foi várias vezes e alternadamente transferido desse para o município de Pouso Alto, até que em 30 de agosto de 1911, conquistou autonomia.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Cachoeiras: Caeté, Padres, Mingu e Usina Sertãozinho
O município proporciona banhos nos rios e cachoeiras como a do Caeté, dos Padres, Mingu e a Usina do Sertãozinho. Todas estão entre 2 e 24km do centro. Seguir estrada em direção à Serra Verde por cerca de 7 Km.

Igreja Matriz N. Sra. da Conceição

Pedra da Rachadura
O município proporciona caminhadas ecológicas todas entre 2 e 24km do centro da cidade e visita à Pedra da Rachadura.

Pico do Varjão e Fortaleza
Ambos com 1.600 metros de altitude sendo o pico da Virgínia o habitat do gavião carcará, uma das maiores aves de rapina do mundo.

GESTÃO DO TURISMO

Telefone: (35) 3373-1900
E-mail: contato@valedamantiqueira.com.br

COMO CHEGAR

Belo Horizonte (432 km) - BR 381 sentido São Paulo, após passar por São Gonçalo do Sapucaí e Careaçú, virar à esquerda na MG 456 em direção a Lambari. Pela BR 460 (continuação da MG), passando em Jesuânia, entrada para Olímpio Noronha e Carmo de Minas. Entrar à esquerda na MG 347, virando à direita na estrada de terra, percorrendo 20 Km até Dom Viçoso e mais 23 km até Virgínia.

Rio de Janeiro (260 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354 em direção a Itamonte, passando por Santana do Capivari, entrar à esquerda na MG 350 em Pouso Alto seguindo até Virgínia.

São Paulo (350 km) - BR 116 sentido Rio de Janeiro, passando por Silveiras, Queluz virando à esquerda na BR 354 em direção a Itamonte. Passar por Santana do Capivari, entrando à esquerda na MG 350 em Pouso Alto, seguindo até Virgínia.