Itamonte, MG


Itamonte tem a população urbana menor que a população rural. É na área rural que se encontram as grandes belezas naturais pertencentes à Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira (APA), Parque Estadual do Papagaio e ao Parque Nacional do Itatiaia. São dezenas de cachoeiras, corredeiras para a prática de rafiting ou canoagem (Rios Aiuruoca e Capivari). Nos povoados mantem-se as tradições dos teares e das fábricas de geléias e compotas de frutas. Existe a opção também de prática da pesca de truta arco-íris, no estilo fly, no Rio Aiuruoca, ou mesmo em cativeiro, nos pesqueiros da cidade. Existe a possibilidade da prática de caminhadas, escaladas, rapel e outras opções radicais, nas diversas cachoeiras, formações montanhosas e rochosas, trilhas e caminhos rurais espalhadas pelo Município.

Opções de compra para quem visita a região: aguardentes, artesanatos de palha, cerâmicas, laticínios e linguiças.

O clima, como o de toda a região das terras altas da mantiqueira, é mais ameno e apresenta temperaturas baixas durante o inverno, com geadas frequentes.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A origem, suposta, seriam as bandeiras ao planalto de Minas Gerais, ordenadas por Martin Afonso de Souza, Donatário da Capitania de São Vicente, isso em 1531. Os Bandeirantes, a procura de pedras e metais preciosos, transpuseram a Serra do Mar e a da Mantiqueira, através do curso do Rio Capivari até a confluência com o Rio Verde. Isso fazia de Itamonte o tronco dos roteiros para as minas. Em 1601, Glimer trilhou caminho até a região, partindo de São Vicente, em busca de riquezas. Atraídos pelo ouro, surgiram pousos ao longo do Rio Capivari. Um desses, o Pouso do Pico (nome dado devido ao pico, hoje conehcido como "Picú"), mesmo com o declínio do ouro, tornou-se mais movimentado e transformou-se em povoado e logo após em freguesia, com a construção da capela tendo como padroeiro São José. Inicialmente pertenceu à Baependi, depois à Pouso Alto até 1923, tornando-se Município em 17 de Dezembro de 1938.
ORIGEM DO NOME: De origem indígena (Tupi-guarani), Ita signficando Pedra. Pedra no Monte.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE


Pedra do Picu
A Pedra do Picu, está a 2.150 metros de altitude, e pode ser avistado ao longo da estrada. A Pedra do Picu é o ponto turístico que deu nome a cidade. Em tupi-guarani, Itamonte significa "pedra na montanha".

Cachoeira da Conquista
Seu acesso se dá pela estrada Itamonte – Alagoa, seguindo depois para Conquista, localizada a 7 km do centro da cidade. depois é preciso caminhar por dentro do rio para atingir a queda por baixo. Para os que conseguirem chegar é uma verdadeira conquista. Bonita cachoeira que permite a prática de rapel.

Parque Nacional do Itatiaia
Localizado em MG e RJ, Vegetação exuberante e belas formações montanhosas, dentre elas o Pico das Agulhas Negras (2.787m) e Prateleiras (2.500m). Os diversos picos e cachoeiras estão protegidos pelo primeiro Parque Nacional Brasileiro. O Parque Nacional de Itatiaia está localizado na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pertence aos municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).


Cachoeira da Fragária
Queda livre de mais de 100m, com o maciço de Itatiaia ao fundo. Localizada a 32 Km do centro da cidade de Itamonte, no bairro do Campo Redondo. Esta cachoeira impressiona.

Cachoeira do Escorrega
Como o próprio nome já diz, a Cachoeira do Escorrega tem um escorredor natural, que proporciona um divertido e refrescante banho. O acesso é pela estrada Itamonte – Alagoa, seguindo para Morro Grande. Fica a 8 Km do centro da cidade. Com toboágua natural e ideal para banhos.

Usina dos Bragas
A Usina dos Braga era antigamente utilizada para ceder energia elétrica para os municípios de Itamonte e Itanhandu e foi desativada em 1961. Está localizada na estrada que liga Itamonte a Alagoa a apenas 6Km do centro de Itamonte. Represa emoldurada em montanhas e cachoeira.

Brejo da Lapa
Local bastante procurado para camping, o Brejo da Lapa é uma área a 30 Km de Itamonte e apenas a 8 km da garganta do registro. Com 2.150 metros de altitude, possui belos lagos e uma magnífica vista panorâmica da Serra da Mantiqueira.


Corredeiras do Rio Aiuruoca
Ampla extensão com piscinas naturais e corredeiras, ideal para prática de bóia-cross e canoagem.

Pesca Fly
Águas cristalinas e frias garantem a pesca de trutas arco-íris no Rio Aiuruoca (Fragária).

Bairro do Garrafão
Exploração de cavernas e grutas da região.

Para explorar a região é recomendável a utilização de um guia. Contate seu hotel ou a AMAI (Associação de Monitores Ambientais de Itamonte). Fone: (0xx35) 3363 1288

INFORMAÇÕES

A cidade oferece opções em hotéis, pousadas e campings.
Bancos: Banco do Brasil, Real.
Ônibus: São Lourenço-MG, Cruzeiro-SP, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP.
Lojas de Artesanato
Pronto Socorro/Hospital

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING

Hotel Casa Alpina
Endereço: BR 354 - Km 720
Telefone: (35 ) 3363-1230

Hotel São Gotardo
Endereço: Rodovia BR 354 - km 0
Telefone: (35 ) 3363-1622

Pousada Ribeirão do Ouro
Endereço: BR 354 - Km 711
Telefone: (35 ) 3363-1235

Hotel Thomaz
Endereço: BR 354 - Km 527
Telefone: (35 ) 3363-1717

Hotel Alsene
Endereço: Estrada do Registro - km 12 (Agulhas Negras)
Telefone: (35 ) 3363-1773

Pousada Estância Rio Acima
Endereço: BR 354 - Km 713
Telefone: (35 ) 9113-8367 / 9113-3115

Pousada Campos de Altitude
Endereço: Estrada Itamonte-Alagoa - entrada Garrafão
Telefone: (35 ) 3366-1264

Pousada da Fragária
Endereço: Estrada Itamonte-Alagoa - entrada Campo Redondo
Telefone: (35 ) 3363-1381

Pousada dos Lobos
Endereço: Estrada da Vargem Grande , Km 4
Telefone: (35 ) 3332-2779

Hotel N.S. de Fátima
Endereço: BR 354 - nº 66
Telefone: (35 ) 3363-1571

Pouso das Fadas
Endereço: Estrada Itamonte-Alagoa - entrada Campo Redondo
Telefone: (35 ) 3366-1244

COMO CHEGAR

É muito fácil chegar a Itamonte. Localizada entre as maiores capitais do país, este paraíso ecológico está à sua espera...

São Paulo – 240 km – (Via Dutra até o Km 39: Cachoeira Paulista, Cruzeiro e depois BR – 116/MG – 158);
Rio de Janeiro – 200 km - (Via Dutra) até Engenho Passos, depois BR-354. Saída 330;
Belo Horizonte – Aproximadamente 400 km – Pela Fernão Dias.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie