Seritinga, MG



A cidade de Seritinga, está iniciando uma nova vida como um lugar de turismo: juntamente com outras cidades vizinhas formam o Circuito das Montanhas Mágicas.

Segundo dizem, Seritinga tem uma das praças mais bonitas da região.

Outro destaque é tradição na fabricação de queijos finos, oriunda da imigração Dinamarquesa.

Por ser uma cidade pequena seus habitantes são hospitaleiros. Seritinga é um lugar bonito e gostoso para se descansar.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O antigo núcleo que deu origem ao município de Seritinga surgiu junto à Estação Ferroviária de Serranos, na cidade de Aiuruoca. Com a criação do município de Serranos, em 1953, o povoado foi elevado à categoria de distrito com a denominação Seritinga. Em 1962, passou à município, com o seu território desmembrado de Serranos.

A cidade tem como atrativos naturais: as Prainhas do Rio Aiuruoca, situado na zona urbana do município e o Galvão - lugar com uma pequena cachoeira e uma ilha, ligada pelo pontilhão da antiga estrada de ferro.

Seus habitantes com forte influência da cultura árabe, produzem com exclusividade na região a renda turca. O crochê, o bordado e o artesanato com sucata também são grandes atrativos para os turistas, os quais se interessam muito também pelas quitandas, os doces, os queijos e a cachaça da terra.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Seritinga possui várioas atrações a serem visitadas, principalmente a recém restaurada Estação Ferroviária.
Outra opção para o visitante é conhecer as lindas peças do artesanato local que é bastante diversificado e de qualidade superior.

Cachoeira do Galvão: lugar com uma pequena cachoeira e uma ilha, ligadas pelo pontilhão da antiga estrada de ferro.

Prainha do Rio Aiuruoca: situado na zona urbana, com lugares onde pessoas se encontram para nadar.

Pontilhão: antiga ponte por onde passava o trem de ferro

Estação Ferroviária
A estação de Seritinga foi inaugurada em 1912, dois anos depois da linha que uniu Baependi e Livramento (Liberdade) ter sido inaugurada. Chamou-se também Bueno Brandão (pelo menos de 1914 a 1932, anos em que encontrei esse nome) e Serranos (1940). Os trens passaram por ela até 1977, quando a linha foi desativada no trecho entre Aiuruoca e Bom Jardim. Ainda está lá, em pé e pelo menos externamente, bem conservada.

INFORMAÇÕES

Câmara Municipal de Seritinga
Endereço: Rua Ana Ribeiro, nº 48 - Centro
CEP.: 37454-000
Telefones: Geral - (35) 3322-1435

COMO CHEGAR

Belo Horizonte (356 km) - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Santos Dumont e Ewbank da Câmara. Entrar à direita na BR 267, passando por Orvalho, Lima Duarte, Olaria, Bom Jardim de Minas, Liberdade e Carvalhos. Entrar à direita, percorrendo 6 km até chegar em Serranos.

Rio de Janeiro - BR 040 sentido Belo Horizonte até chegar em Juiz de Fora. Entrar à esquerda na BR 267, passando por Orvalho, Lima Duarte, Olaria, Bom Jardim de Minas, Liberdade e Carvalhos. Entrar à direita, percorrendo 6 km até chegar em Serranos.
Ou - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Entrar à direita BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto, Baependi. Entrar à direita na BR 267 até Aiuroca, virando à esquerda em Seritinga, chegando em Serranos.

São Paulo - BR 116 sentido Rio de Janeiro até Queluz. Entrar à esquerda na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto, Baependi. Entrar à direita na BR 267 até Aiuroca, virando à esquerda em Seritinga, chegando em Serranos.
Ou - BR 381 sentido Belo Horizonte, passando pela entrada de São Gonçalo do Sapucaí. Virar à direita na BR 267, passando por Campanha, Cambuquira, Caxambu, entrando à esquerda na BR 354 até chegar em Aiuroca.Virar à esquerda em Seritinga chegando em Serranos.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie