Liberdade, MG


A cidade de Liberdade é cortada pelo Rio Grande e está localizada no alto da serra da Mantiqueira.

A primeira capela foi construída há 212 anos. Cidade no Sul de Minas, emancipada em 1923, tem economia baseada na agricultura, pecuária, indústria e comércio. O Jubileu do Senhor do Bom Jesus é sua principal festa, que tem participação de romeiros vindos de todas as partes do Pais.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Livramento, antigo nome da cidade, foi elevada à freguesia em 1855. Foi no ano de 1923 que a denominação foi mudada para Liberdade, nome mantido pelo município criado em 1938. A história local se baseia na fé de seus moradores.

A Igreja Matriz da cidade, construída em 1775, abriga a imagem do padroeiro Bom Jesus, notável pela altura de 1,90 m e pelas formas esculpidas em cedro inteiriço.

A origem da imagem encontra registro apenas em uma lenda contada pelos habitantes do lugar. Segundo a lenda, apareceu no povoado, um velho peregrino disposto a fazer uma imagem de Bom Jesus, satisfazendo o desejo dos moradores. Esse peregrino solicitou apenas uma ferramenta e um compartimento fechado, onde pudesse trabalhar sozinho. Depois de algum tempo, sem qualquer indício da presença do velho, os moradores do povoado resolveram arrombar a porta e depararam-se com a imagem e nenhum sinal do artista. O acontecimento foi considerado um milagre por todos.

INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal
Tel.: (32) 3293-1279

Fundação: 1938
Altitude: 1.152 m
População: 5.937 habitantes
Área Total: 403,3 km²
Dens. Demográfica: 14,72 hab/km²
CEP: 37350-000

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Santuário do Senhor Bom Jesus Livramento
A Capela do Bom Jesus do Livramento foi erguida por provisão de 11 de abril de 1773.
Todo o presbitério da matriz é recoberto com nove quadros, cada qual com 2,5 x 2,00 m apresentando cenas da paixão de Cristo, num total de 72m², obras estas executas por José da Natividade, provavelmente entre 1770 a 1780. Uma curiosidade fundamental destes quadros, é que todos ou quase todos os gestos da ação contra Cristo, são executados com a mão esquerda. Como exemplo, O escravo que lava as mãos de pilatos, segura a vasilha com a mão esquerda. O soldado que açoita Cristo ou que prega os cravos, todos com a mão esquerda e por assim a diante, mas no centro, o quadro principal tem Cristo ressuscitado com a mão direita a frente.
A imagem do Senhor Bom Jesus Livramento deixada pelo velho peregrino, encontra-se hoje no Santuário do Senhor Bom Jesus Livramento na cidade de Liberdade no Sul de Minas, com 1,90 de altura a imagem do Senhor Bom Jesus impressiona muitos estudiosos e a todos por sua tamanha perfeição e admirável expressão de dor.
Sobre o tronco de onde foi extraída a madeira para a construção da imagem, local hoje conhecido como vargem da imagem, foi construída em 1.928 uma outra capela, onde permanece até hoje a raiz do grande cedro onde foi esculpida a imagem do Senhor Bom Jesus Livramento.

Igreja de Nossa Senhora Aparecida

COMO CHEGAR

O município de Liberdade localiza-se à 90 km de Caxambu e 120 km de Juiz de Fora, pela Br 267, 390 km de Belo Horizonte, 310 km do Rio de Janeiro e 400 km de São Paulo.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie