Marmelópolis, MG


No extremo sul do Estado de Minas Gerais, está MARMELÓPOLIS, arte da Natureza que encanta a todos. Com uma paisagem de exuberante beleza, banhada por lindos rios e belas cachoeiras, entre vales e montanhas da mais bela serra mineira a MANTIQUEIRA, Marmelópolis, integrante do Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, tem como limite os municípios mineiros de Delfim Moreira, Virginia e Passa Quatro e no Estado de São Paulo, os municípios de Piquete e Cruzeiro.

Com um clima considerado entre os mais frios do Brasil por registrar freqüentemente baixas temperaturas que chegam facilmente a 0°C, Marmelópolis conta com inúmeros atrativos naturais destacando dentre eles montanhas, cachoeiras, trilhas etc...

A hospitalidade de nossa gente, o aconchego das pequenas hospedagens, um rico calendário de eventos e o mais fino artesanato em crochê e madeira, fazem de MARMELÓPOLIS o mais belo horizonte das Gerais, proporcionando a alegria, a paz e a tranqüilidade aos nossos ilustres visitantes que ao retornarem para suas origens, sentem saudades da comida mineira, do queijo, da marmelada caseira e de nossa gente simples e acolhedora. Neste pequeno paraíso, há uma população de pouco mais de três mil habitantes esperando por você.

UM POUCO DE HISTÓRIA

No início do século XIX veio para a região o Alferes Antônio José Ribeiro e sua esposa Dona Inácia Ribeiro. Vieram do Rio Grande do Sul e se instalaram inicialmente no Vale do Paraíba. Com o desejo de encontrar ouro, esse corajoso português com sua esposa e seus dois filhos, Rita e Manoel Ribeiro de Carvalho vieram se estabelecer no lugarejo denominado Incubatão, hoje como o nome de Cubatão. Construiu uma enorme fazenda e começou o garimpo de ouro que encontrou em um bairro do município que recebeu o nome de Cata dos Marins. Esse ouro era levado em lombos de burros para o Rio Grande do Sul. Além do garimpo cuidavam da lavoura de milho de feijão e criavam muitos porcos, além do gado bovino.

O filho de Antônio José Ribeiro, Manoel Ribeiro de Carvalho, nascido em 1827, casou-se com Dona Mariana Justina São José, natural de Areias, estado de São Paulo. Todos os filhos do Senhor Manoel Ribeiro de Carvalho nasceram no bairro do Incubatão.

Manoel Ribeiro de Carvalho fez uma queimada para fazer sua casa. Diziam: - Vou à queimada. Surgindo assim o nome de Queimada dado ao antigo povoado e elevado a distrito pela Lei 115 de 27/01/1954.

Com a Guerra do Paraguai em 1864, Manoel Ribeiro de Carvalho foi convocado para comandar uma tropa da localidade. Ficou administrando a fazenda o escravo de confiança chamadoTibúrcio, enquanto Manoel Ribeiro de Carvalho seguia com a tropa para o Rio de Janeiro recebendo o título honroso de Capitão Neco.

Em 30 de dezembro de 1962 foi emancipado o município de Marmelópolis conforme Lei Estadual nº 2.764. O distrito de Queimada foi desmembrado do município de Delfim Moreira e recebeu o novo nome devido a grande produção de marmelo da região. No dia 1º de março de 1963 foi feita a instalação do município, sendo nomeado intendente o Senhor Joaquim Ribeiro da Mota, que governou até o último dia de agosto de 1963.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Cachoeira de Cubatão
Situada no local conhecido como Cubatão de Baixo, estrada para Silveiras km 9,5. Seguir em direção a Morangal e antes de atravessar o rio entrar à esquerda andando por 10km, seguir sempre à esquerda. Existe ainda na região a cachoeira dos Padres na saída para Passa-Quatro.

Cachoeira dos Padres
Saindo para Passa Quatro por 6 Km é a mais bonita da região.

Pedra Montada
Rocha sobreposta naturalmente, próxima ao Pico dos Marins (serra da mantiqueira).


Pico dos Marins
Pico mais alto do município, divisa de MG com SP, trilha de acesso ao mirante da serra da Mantiqueira.

INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal
Telefone: (35) 3625-1201
E-mail: premar@sulminas.com.br

HOTÉIS, POUSADAS E CAMPING

Pousada e Camping do Djalma
Camping
A 1.500m de altitude, na estrada da Pedra Montada. Criação de trutas, casa de taipa e fogão a lenha típico do meio rural.
Telefone: (35)9993-5606
E-mail: atendimento@montemoria.com

Pousada Daniel
Rua Manoel Frederico Ribeiro 174 - Centro
Telefone: (35) 3625-1358

Pensão do Serrinho
Rua deputado Manoel Costa 10
Telefone: (35) 3625-1338

COMO CHEGAR

Belo Horizonte (490 km) - BR 381 sentido São Paulo, após passar por São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, São Sebatião da Bela Vista, entrar à esquerda na BR 459 em direção a Santa Rita do Sapucaí. Passar pelos municípios de Olegário Maciel, Piranguinho até chegar em Itajubá, virando à esquerda na MG 350 percorrendo 16 Km até Delfim Moreira. E de lá, mais 23 km de estrada de terra até chegar em Marmelópolis.


Rio de Janeiro (303 km) - BR 116 sentido São Paulo, passando por Queluz, Silveiras, entrando à direita na BR 459 em direção a Piquete. Virar à esquerda na MG 350 percorrendo 10 Km até Delfim Moreira. E de lá, mais 23 km de estrada de terra até chegar em Marmelópolis.

São Paulo (253 Km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, entrando na BR 459 à direita em direção a Santa Rita do Sapucaí. Passar pelos municípios de Olegário Maciel, Piranguinho até chegar em Itajubá, virando à direita na BR 459 e à esquerda na MG 350 até Delfim Moreira. E de lá, mais 23 km de estrada de terra até chegar em Marmelópolis.
Ou - BR 116 sentido Rio de Janeiro, passando por Guaratinguetá, Lorena, virando à esquerda na BR 459 em direção a Piquete. Virar à esquerda na MG 350 percorrendo 10 Km até Delfim Moreira. E de lá, mais 23 km de estrada de terra até chegar em Marmelópolis.

0 comentários:

 

Imagens

www.flickr.com

Porteiras de Minas Copyright © 2009 Community is Designed by Bie