São Vicente de Minas, MG

UM POUCO DE HISTÓRIA

São Vicente Férrer era o nome primitivo. A capela, em torno da qual se formou o povoado, foi fundada em 1797, com provisão do Ordinário e obteve beneplácito régio a 17 de fevereiro de 1814 e provisão ordinária a 17 de julho de 1824.

Dom Frei da Santíssima Trindade em sua visita pastoral, anotou que a capela era pequena e de madeira e em 2 de maio de 1856, foi elevada a paróquia. Ao ser criado o município recebeu o nome de Francisco Sales.

Em 17 de dezembro de 1938, foi criado o município, desmembrado de Andrelândia.

Em 12 de dezembro de 1953, mudou a denominação de Francisco Sales para São Vicente de Minas.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Igreja Matriz de São Vicente Férrer
Construída em 1830 sobre influência do padre Severino Vilela. Quem patrocinou a obra foram os barões da época.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Sabe-se que foi erguida por volta de 1870, possivelmente por ordem de uma fazendeira conhecida como Camila Leopoldina de Paiva. Nesta Igreja acontece anualmente a Festa do Rosário.

Cachoeira da Cachaça
Dispõem-se de área para acampamento, poços para natação e pedras como escorregadores naturais.
Obs: não pertence ao município, mas é explorado por sua população devido à curta distância e fácil acesso.

Cachoeira da Ponte do Garcia
A Cachoeira da Ponte do Garcia oferece uma vasta gama de lazer.
Não pertence ao município, mas é explorada por este devido à curta distância e fácil acesso.
Distanteaproximadamente 15 Km da sede. Estrada com muitas bifurcações, sugerimos acompanhamento de um guia.

Cachoeira do Odemarzinho
Oferece vasta gama de lazer. Obs: Não pertence ao município mas é explorada por ele devido à curta distância e fácil acesso.

Serra dos Dois Irmãos
A 100m da divisa de São Vicente com Madre de Deus de Minas. Fácil acesso, possibilita uma visita panorâmica de 4 (quatro) municípios, encontrando-se, também, um muro de pedra construído por escravos.

Serra do Macuco
Serra do Macuco posui vasta vegetação com belas árvores de candeia, cedro, jacarandá e outras. O fácil acesso possibilita uma bela visita panorâmica.

Serra da Convanca
BR-383, km 182. Oferece uma vista maravilhosa ideal para um passeio ecológico.

Fazenda Engenho da Serra
Aproximadamente 230 anos. Berço e criatório da Raça Mangalarga Machador. Um belo casarão com várias antiguidades e fácil acesso. Fica a 01 Km do asfalto.

Fazenda Pitangueiras de Baixo
Fazenda com aproximadamente 240 anos de existência. Belo casarão com várias antiguidades.

Rio Aiuruoca
De fácil acesso, todo navegável, com belos ranchos e várias espécies de peixes. Oferece possibilidades de canoagem.

Rio Pitangueiras
É de fácil acesso, possibilitando a pescaria.

Vestígios da Estrada Real
Existe no município um caminho, de grande extensão, em forma de corredor com vales nos dois lados e embora não haja comprovação, pode ser um vestígio de Estrada Real que deve ser investigado.

Trilha Fazenda Taituba à Fazenda Engenho
A Trilha Fazenda Taituba à Fazenda Engenho da Serra passa pela Fazenda Pitangueira, onde se encontra uma diversidade de atrativos como riachos e matas.

INFORMAÇÕES

Bairro: Área Rural
Telefone / Fax: (35) 3323-1291

COMO CHEGAR

Belo Horizonte (260 km) - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Congonhas até chegar em Joaquim Murtinho. Entrar à direita na BR 383, passando por São Brás do Suaçuí, Lagoa Dourada até São João Del - Rei. Seguir pela BR 265 em direção a Rio das Mortes, virando à esquerda na BR 383, passando por Madre de Deus de Minas até chegar em São Vicente de Minas.

Rio de Janeiro - BR 040 sentido Belo Horizonte, passando por Juiz de Fora. Entrar à esquerda na BR 267 passando por Orvalho, Lima Duarte, Olaria, Bom Jardim de Minas. Virar à direita na BR 494, passando por Andrelândia, até chegar em São Vicente de Minas.
Ou - BR 116 sentido São Paulo até Piraí. Virar à direita, pegando a RJ 137 após Barra do Piraí percorrendo 58 km até Santa Rita do Jacutinga. Seguir pela MG 457 até Bom Jesus de Minas, virando à esquerda ao cruzar com a BR 267. Virar à direita na BR 494, passando por Andrelândia até chegar em São Vicente de Minas.

São Paulo - BR 116 sentido Rio de Janeiro, após passar por Queluz entrar na BR 354, passando por Itamonte, Santada do Capivari, Pouso Alto, Baependi. Virar à esquerda na BR 383, passando por Cruzília, Minduri até chegar em São Vicente de Minas.